Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o termo “Assessoria de imprensa”, mas talvez você não saiba exatamente o que ele significa. Calma, você não é o único! Apesar de ser um termo relativamente conhecido pelas pessoas, muitos não entendem qual a sua real função e tudo o que ela pode fazer pelas organizações.
Alguma vez você já se perguntou o motivo pelo qual um veículo de comunicação noticiou um lançamento de um produto ou evento sem receber verba para isso? Isso é fruto do trabalho de uma boa assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa é a área da comunicação responsável por construir e nutrir bons relacionamentos entre as instituições e o público final. De forma geral, ela é a modalidade que intermedia as relações com a imprensa, principalmente em momentos de crise.
Ivy Lee: o pai das Relações Públicas
Há vários relatos sobre o surgimento do relacionamento entre o mundo corporativo e a imprensa, mas o protagonismo da assessoria de imprensa surgiu em 1906, quando o jornalista Ivy Lee decidiu abandonar o jornalismo e montou o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo.
Na época, o grupo Rockefeller tinha sua imagem abalada pela forma de fazer negócios e de tratar seus funcionários e chamou Ivy Lee, um jornalista famoso, para intermediar as relações com a imprensa.
Depois disso, grandes empresários dos Estados Unidos na época encontraram uma saída para evitar novas denúncias: contratar os serviços do jornalista.
A partir daí, Lee passou a ser o principal canal de comunicação entre o mundo corporativo e a imprensa, ele passou a fornecer notícias para serem divulgadas jornalisticamente nos grandes veículos e não como anúncios ou matérias pagas – prática que era comum na época.
Mas afinal o que é Assessoria de Imprensa?
A assessoria de imprensa é uma das atividades que compõem a comunicação de qualquer tipo de instituição, tendo como um seus principais objetivos a busca por mídia espontânea para os seus clientes nos veículos – sempre que uma empresa vira notícia, gera mídia espontânea, ou seja, sem custos. Isso traz algumas consequências positivas, como boa visibilidade, divulgação e reputação.
Essa comunicação com a imprensa é mantida por meio da produção de conteúdos editoriais que auxiliam o jornalista no seu trabalho e geram impacto na sociedade. Esses conteúdos quando produzidos com boa qualidade e excelência, auxiliam a empresa a se tornar uma “fonte” confiável para os jornalistas e requisitada em futuros trabalhos.
Dessa forma, é função da assessoria de imprensa identificar pontos positivos, acontecimentos e novidades da instituição que possam interessar tanto a imprensa quanto o público final.
Por trás de todo relacionamento com a mídia está o assessor de imprensa
O assessor de imprensa, em sua maioria, conta com uma formação em jornalismo ou relações públicas, embora isso não seja uma regra. Diferente do publicitário, esse profissional não trabalha com a compra de espaços na mídia para a divulgação do seu cliente, ele cria um relacionamento com a imprensa e oferece pautas que podem ser do interesse público.
Para isso é de extrema importância que haja uma boa relação entre assessor e assessorado, pois o profundo conhecimento sobre seu empregador, garante a identificação das boas pautas. Além disso, o profissional precisa ter facilidade para lidar com a imprensa e uma boa noção sobre as características do mercado e concorrentes.
Entre as suas funções, está o fortalecimento da marca, a construção de uma boa reputação e agenda positiva, elaboração de estratégias de comunicação que determinam quais veículos e editorias devem ser priorizados na hora do lançamento de informações para a divulgação – os chamados press releases.
Também está no seu escopo o acompanhamento de entrevistas, follow up com jornalistas, gerenciamento de crises e a definição de bons assuntos que podem se tornar pautas atrativas e interessantes.
O que é necessário para se tornar um assessor de imprensa?
Para atuar como assessor de imprensa é preciso cursar Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.
Este profissional deve se apoiar no critério de noticiabilidade, seguir um planejamento estratégico de pautas, acompanhar os veículos mapeando aqueles que são interesses para o seu cliente e construir relacionamentos com os jornalistas para alcançar bons resultados para os seus clientes na imprensa.
Como ser um bom assessor de imprensa na prática?
Ser um bom assessor de imprensa não tem a ver exclusivamente com fazer um press release perfeito ou possuir um mailing impecável, o bom assessor de imprensa é aquele que consegue tirar suas ideias do papel e alcançar seus resultados, aquele que sabe alinhar a teoria com a prática, tendo um olhar estratégico e dinâmico sobre a mídia.
Pensando nisso nossa CEO, a jornalista e assessora de imprensa, Cris Moraes, reuniu seus mais de 20 anos de carreira como comunicadora, as estratégias que aprendeu ao longo da sua vida profissional, mais de 200 cases de sucesso e diversos exemplos práticos, para a criação do primeiro curso prático de assessoria de imprensa.
Seu curso tem como objetivo ajudar os profissionais que estão começando agora na área ou que desejam se reciclar a pensar fora da caixa e conhecer o mercado de assessoria de imprensa na prática. Em suas aulas ela compartilha o método que desenvolveu e utiliza: Método Cris Moraes PR.
“Quando falamos em assessoria de imprensa temos que pensar fora da caixa, entender que o papel do assessor não é apenas lidar com a mídia, ele vai muito além. Cabe ao assessor pensar em como a marca tem que se posicionar, quais são os canais de relacionamento que ela deve ocupar e quais são seus stakeholders. Com meu método eu te ensino estratégias práticas que te ajudarão a emplacar seu cliente nos melhores veículos e a ter um olhar 360º da comunicação. Pois eu sei que você já domina a teoria, mas é a prática que te ajudará a alcançar os melhores resultados”, diz Cris sobre a criação e utilização do seu método.
Baseado na sua experiência profissional e nos cases que atendeu ao longo da sua carreira, cada letra do método é uma palavra-chave na comunicação e representa atitudes que todo assessor de imprensa deve ter para alcançar melhores resultados.
Ex:
“Cris Moraes PR – P = PLANEJAMENTO
Planejamento é uma das ferramentas mais importantes para que o assessor de imprensa consiga alcançar os melhores resultados.
Um planejamento não é simplesmente fazer uma lista de pautas. Ele requer dedicação, estratégia e uma análise criteriosa que vem por meio da imersão no cliente. Você precisa pensar, se dedicar e realmente mergulhar nos objetivos que deseja alcançar.”
(conteúdo extraído do curso Assessoria e Comunicação na prática)
Se você quiser saber mais sobre o curso Assessoria e Comunicação na Prática, Clica aqui
Como contratar uma Assessoria de Imprensa?
Se você quer conquistar um espaço para a sua empresa na mídia sem gastar uma fortuna, ter uma assessoria de imprensa é fundamental para isso.
Atualmente existem três formas mais comuns de contratar uma, sendo elas:
Freelancer: “job” não é um jargão exclusivamente publicitário, na assessoria de imprensa também é possível contratar um profissional para uma situação específica, como um lançamento de um produto, por exemplo. Quando a empresa opta por esse tipo de contratação existem vantagens e desvantagens, se por um lado o orçamento da empresa não é totalmente comprometido, ao mesmo tempo, pode prejudicar na divulgação das pautas, se o profissional não tiver um bom relacionamento com a imprensa.
Funcionário da empresa: em algumas vezes a empresa pode contratar um profissional formado em alguma área da comunicação, mas isso não é regra, para trabalhar com exclusividade. Quando a instituição opta por esse tipo de organização, pode ser positivo, pois quando um colaborador está mais próximo das informações, é mais fácil identificar quais pautas são interessantes, mas ele não está na rotina e dia a dia com jornalistas para cavar oportunidades e trocas tão constantes.
Agência de comunicação: geralmente quando as empresas optam por esse tipo de contratação, as agências cobram uma taxa baseada nas horas de trabalho dedicadas ao cliente, os famosos “fee”. Fica sobre a responsabilidade da agência desenvolver um plano estratégico de comunicação baseado ou seguir o que já determinado pela empresa. Nesse caso é importante lembrar que quando a empresa contrata uma agência de comunicação para realizar a sua assessoria de imprensa, deve ter alguém dedicado a intermediar essa relação, porque se não a agência não consegue as informações necessárias para realizar o seu trabalho.
Se você ficou interessado pelo trabalho de uma agência de comunicação e quer entender como pode ser feita essa escolha, temos um post falando mais sobre o assunto. Clique aqui
Quais são os benefícios para as empresas ?
Há várias vantagens em fazer uso da assessoria de imprensa, afinal a presença na mídia ainda é um fator decisivo para o crescimento do conceito de autoridade e credibilidade da empresa perante a opinião pública.
Além disso, com estratégias bem alinhadas é possível fortalecer a imagem de uma marca ou produtos com consumidores em potencial. Uma marca aparecendo de forma positiva nos veículos de comunicação, impacta os stakeholders (público de interesse) e contribui para a construção da reputação, inclusive entre os formadores de opinião.
Desta forma, a assessoria de imprensa também consegue posicionar o seu cliente como especialista sobre um assunto perante os jornalistas, sendo assim, sempre que eles precisarem de fonte para uma matéria que seja relacionado ao seu tema de domínio, irão consultá-lo, gerando exposição positiva na mídia.
O assessor de imprensa também está habilitado a oferecer treinamentos para os porta-vozes falarem com a imprensa, o famoso Media Training, que consiste em simulações de entrevistas, treinamento para lidar com diferentes tipos de jornalistas e direcionamento para passar uma mensagem clara, correta e concisa que esteja alinhada com o posicionamento da marca.
Outro benefício que a assessoria de imprensa oferece é o gerenciamento de crise. Em momentos de dificuldade a comunicação é a principal ferramenta para lidar com os apuros. Perante uma crise, este serviço pode ajudar a abrandar o problema ou até mesmo reverter a situação.
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