Cazachic, empresa especializada na fabricação de almofadas, investe em alternativa para baratear o valor do frete em compras online
O preço do frete pode ser um fator decisivo para os consumidores na hora de realizar uma compra online. O custo do transporte tem relação direta com a embalagem, tendo como base de cálculo o peso cubado. Este referencial é obtido através da multiplicação entre altura, largura e comprimento da embalagem, variando entre as transportadoras. O resultado deste cálculo é comparado ao peso bruto do produto e o maior deles definirá o preço final. Ou seja, produtos leves, se forem volumosos, ocupam mais espaço no veículo, por isso, muitas vezes, acabam tendo o frete encarecido.
Desta forma, cada vez mais as micro e pequenas empresas têm buscado alternativas para driblar este problema. Como é o caso da Cazachic, e-commerce especializado na fabricação de almofadas e itens de decoração de alto padrão. Os tamanhos dos produtos comercializados pela empresa variam entre 48×28 e 48x48lém disso, as almofadas também contam com preenchimento de fibra siliconada, o que adiciona volume ao pacote, acarretando no aumento do valor do frete.
“Nós mandamos as almofadas já com preenchimento para os nossos clientes. Isso gera um volume grande dentro das embalagens e, consequentemente, mais caixas de papelão, mais plástico e um aumento no valor do frete. Dependendo da região do país, como o nordeste, por exemplo, o frete fica altíssimo. Além do valor exorbitante, gera mais resíduos que são prejudiciais para o meio ambiente”, diz a empreendedora Jaqueline Bomfim, CEO e fundadora da Cazachic.
Para manter a qualidade dos produtos e não repassar o valor para os consumidores, a empresa investiu em uma prensa a vácuo. O modelo escolhido retira o ar da embalagem e sela o produto final, aumentando a quantidade de almofadas que podem ser enviadas em apenas uma caixa: “Escolhemos investir em uma prensa a vácuo para oferecer mais qualidade de produto para os nossos clientes e uma boa experiência de compra. A máquina tira quase 100% do ar que está na embalagem, fazendo com que as almofadas ocupem menos espaço nas caixas. Conseguimos enviar quase o dobro do número de peças que enviamos na mesma caixa e todas elas vão cheias, prontas para o uso. Este investimento está refletindo diretamente no preço do frete, que foi reduzido”, comenta Jaqueline.
Além da economia no valor do frete, este investimento também colaborou para redução de resíduos gerados a cada compra. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Somente no Brasil, são 25 mil toneladas de embalagens que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Além disso, 80% das embalagens são utilizadas apenas uma vez e nem todas são descartadas da maneira correta. Ou seja, as embalagens quando consumidas exageradamente e não encaminhadas para reciclagem, contribuem para o esgotamento de aterros e lixões.
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