Pesquisa do app mostra que procurar sempre pelo mesmo tipo de pessoa e querer ter resultados diferentes não é o ideal
Uma nova pesquisa do Inner Circle, app global de relacionamentos, revela que 3 em cada 4 pessoas (72%) têm um ‘tipo’. Seja alguém com mais de 1,80m de altura ou alguém que goste de praticar esportes, por exemplo, os solteiros sabem exatamente o que querem antes mesmo de começar a procurar por alguém. A pesquisa mostra que, além de ser uma prática um tanto quanto tóxica, focar em apenas um tipo de perfil está acabando com as chances de conhecer ótimas pessoas.
Sabe quando no filme “Feitiço do Tempo” (Groundhog Day, em inglês), o personagem principal fica preso no tempo e revive o mesmo dia várias e várias vezes, fazendo as mesmas coisas, apenas esperando sair do loop temporal? É o que essas pessoas fazem em seus relacionamentos. Assim surge o groundhogging, termo criado pelo Inner Circle para explicar este fenômeno recente nas relações.
O termo em inglês faz referência à ideia de que as pessoas procuram sempre o mesmo tipo de pessoa para se relacionar, enquanto esperam por resultados diferentes. Os solteiros escolhem alguém que se encaixa no seu ‘tipo ideal’ para se relacionar, mas acabam se desapontando. Quando ficam solteiros novamente e voltam aos apps de relacionamento, ao invés de procurar por alguém diferente, acabam dando match com outra pessoa que se encaixa no mesmo perfil anterior. Assim, o ciclo de groundhogging recomeça.
A pesquisa do Inner Circle mostra que os solteiros podem até saber o que querem, mas continuar nesse ciclo não está funcionando. 4 em cada 5 solteiros relatam que sair como seu ‘tipo ideal’ não está indo tão bem – apesar de ter alguns bons encontros, ninguém os surpreende e eles não têm certeza do porquê não dá certo. Apenas 18% dos solteiros dizem que vão a muitos encontros legais.
Menos de um quarto (24%) diz que gostaria de sair com alguém que não se encaixa em seu tipo habitual. Entre as razões para ficarem presos nesse ciclo estão desde não querer se relacionar com um tipo diferente de pessoas (60%) e pensar que é uma opção segura (18%) até ser apenas um hábito (14%).
Charly Lester, expert em relacionamentos do Inner Circle, explica: “Não me lembro da última vez que ouvi falar que se relacionar com um ‘tipo’ funcionou. Para a maioria das pessoas, quando pensam em seus melhores encontros, é com alguém que os surpreendeu – alguém que eles normalmente não sairiam. E a realidade é que uma certa altura ou cor de cabelo não deve ser um tipo. Esses fatores não contribuem para uma conversa mais interessante ou uma conexão mais forte. Os solteiros precisam descartar essa maneira de pensar e parar de praticar groundhogging”.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa foi feita no aplicativo do Inner Circle com 1.001 pessoas, entre 13 e 28 de janeiro.
Sobre o Inner Circle
Inner Circle é um aplicativo de relacionamentos diferente, criado a partir da crença de que qualidade é melhor do que quantidade. 4 milhões de solteiros focados em suas carreiras – de todas as esferas da vida – em 57 cidades de 27 países, formam a comunidade do Inner Circle. A equipe por trás do aplicativo analisa cada perfil através de critérios de segurança, esforço e mindset para que os membros vejam apenas perfis detalhados de pessoas com quem eles realmente gostariam de sair. Os membros são incentivados a se encontrarem por meio do aplicativo, em eventos exclusivos do Inner Circle e na vida real. A empresa de tecnologia autônoma e independente foi fundada em 2012 em Amsterdã e foi classificada na lista FT 1000 2021 como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa. Para acompanhar tudo sobre Inner Circle, visite o site ou siga a marca no Instagram @innercircleco.
Outros dados relevantes
Nosso tipo no papel
De forma promissora, a inteligência está lá em cima, com 43% dizendo que geralmente vão para “o intelectual”. As solteiras também valorizam o humor, com 16% dizendo que seu tipo é “o engraçado”. ‘O banqueiro’ e o ‘rato de academia’ também tiveram uma classificação alta, com 15% procurando seu próprio Lobo de Wall Street e 13% optando pelo tipo atlético.
Aparência ou personalidade
A pesquisa também mostra que os encontros também são prescritivos quando se trata de aparência. Homens com mais de 1,80m de altura tiveram uma classificação particularmente alta, com 43% das solteiras marcando isso como seu tipo. Morenos e loiros também lideram a lista de tipos de solteiros, com 29% e 16%, respectivamente. 12% também dizem que tendem a escolher pessoas com uma cor de olhos específica. Mas, como características como altura provavelmente não ajudarão os solteiros a formar uma conexão realmente profunda com outra pessoa, a pesquisa sugere que as solteiras estão procurando as coisas erradas.
Quebrando a tendência
Apesar de muitos solteiros continuarem a se relacionar com os mesmos tipos, as pessoas querem fazer mudanças. Embora a maioria admita que tem um tipo, 70% relatam que estão abertos a conhecer pessoas que não se encaixam em seus tipos este ano.
Leave a Comment