Os brasileiros amam a mídia sonora, prova disso é que uma das suas principais companhias, seja em seus lares ou a caminho do trabalho, sempre foram as rádios.
Desde a primeira transmissão oficial na década de 20, feita pelo antropólogo e educador Edgar Roquette-Pinto – considerado o pai da radiodifusão no Brasil – ela dominou os ouvidos de todos e ganhou o gosto popular. Não é atoa que ela é considerada até hoje um dos principais meios de comunicação de massa mundial.
Afinal a praticidade de uma mídia sonora é o que ganha o coração de muitos. Vamos dizer a verdade, por mais que a gente AME o audiovisual, não dá para trabalhar, nem dirigir enquanto assiste TV, mas conseguimos desempenhar diversas funções ouvindo rádio, basta sintonizar na sua estação favorita e receber as notícias do dia.
E, quem gosta e faz uso de toda essa praticidade, nos últimos anos ganhou mais uma opção: o podcast.
O que é um podcast?
Os podcasts são mídias voltadas para a transmissão de informações na internet. E, embora muita gente acredite que esse modelo é uma super novidade, ele surgiu em 2004. O termo deriva do IPod – o dispositivo da Apple – e Broadcast – que significa transmissão em inglês.
Apesar dos anos de história, foi durante a pandemia que o formato acabou se popularizando mais entre as pessoas.
Essa popularização está diretamente ligada ao seu modelo de consumo e transmissão, pois além da diversidade de temas abordados, ele possibilita ao usuário reproduzir o programa na hora que quiser, sem depender de uma grade fixa de programação, como no rádio ou na TV.
Isso atraiu diversos simpatizantes, já que os ouvintes não precisam mais ficar presos, você pode ouvir seu programa favorito em qualquer momento do seu dia.
Prova disso é que segundo dados de uma pesquisa realizada pela Statista com Ibope e CupomValido.com.br em 2022, o Brasil é o 3º país que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e da Irlanda.
A pesquisa também revelou que o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo podcast, entre seus formatos mais ouvidos, estão: entrevistas, narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia.
Por que ter um Podcast?
A popularidade do podcast é significativa, com isso, cada vez mais empresas enxergam nesse formato uma grande oportunidade de se conectar com o público, já que eles possibilitam uma comunicação direta, leve e descontraída, sendo uma ótima chance para falar sobre os conteúdos de uma marca e aumentar a possibilidade de fidelização de clientes.
Como nasceu o Pod ser Pauta?
Diante desse cenário, nossa CEO, Cristiane Moraes, enxergou no podcast uma oportunidade para discutir temas relevantes ao mercado da comunicação e trazer dicas e boas práticas na assessoria de imprensa para aqueles que estão entrando agora no mercado ou desejam se reciclar e se manter atualizados.
A ideia central do podcast é mostrar como é possível explorar e utilizar a criatividade quando estamos falando sobre comunicação e assessoria de imprensa e provar que com a abordagem certa, um bom planejamento e organização, e, claro, uma estratégia certeira todo assunto pode ser notícia e render uma boa emplacada. Para isso, cada temporada conta a participação profissionais que são de experts nas suas áreas de atuação.
“Esse podcast surgiu de uma inquietação minha para falar sobre comunicação e os desafios: O que pode ser pauta? Como ter boas práticas em assessoria de imprensa?”, diz Cristiane sobre a criação do podcast.
Primeira temporada
A primeira temporada do Pod ser Pauta? já foi finalizada e está disponível nas plataformas de áudio e também no Youtube, ela conta com grandes nomes do jornalismo, como a jornalista referência em transmissão ao vivo, Patrícia Maldonado; a apresentadora do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, Juliana Munaro; a editora-chefe da Claudia, Boa forma e Bebê.com.br, Helena Galante; a fundadora do podcast Dibradoras Roberta Nina e Fernanda Lara, CEO do I’Max Brasil.
E, também de outras áreas, como a psicanalista e educadora financeira, Márcia Tolotti, o treinador e ultramaratonista, Marialdo Rodrigues, e um dos mais renomados profissionais da área de educação financeira do Brasil, responsável pelo episódio de estreia, Gustavo Cerbasi.
Cada episódio é um convite para refletir sobre temas pertinentes à comunicação e aprender com a experiência desses profissionais. Além disso, os convidados dão dicas valiosas sobre assessoria de imprensa e relacionamento com jornalistas e contam como fizeram seu assunto virar notícia.
Se você ainda não ouviu os episódios da primeira temporada, eles estão disponíveis na sua plataforma de áudio favorita.
Segunda temporada
A segunda temporada teve seu episódio de estreia em fevereiro e contou com a participação da jornalista e editora da área de carreiras e mulheres da Forbes Brasil, Fabiana Corrêa. Durante o episódio temas como a inserção da mulher no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança, foram discutidos. Ainda rolaram algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de sugerir uma pauta, conquistar e nutrir bons relacionamentos com os jornalistas que estão na redação.
Além de Fabiana, outros grandes nomes da comunicação, como Heródoto Barbeiro, uma das vozes mais marcantes do jornalismo brasileiro; o jornalista esportivo Maurício Noriega da Sportv; a especialista em ética e ESG Claudia Pitta; o jornalista especialista em finanças e investimentos Márcio Kroehn; Ana Holanda, jornalista especialista em escrita afetuosa; a jornalista responsável por grandes matérias no Fantástico e Globo Repórter, Kíria Meurer e o podcaster Chico Felitti, voz por trás do podcast mais comentado de 2022, A Mulher da Casa Abandonada, e do fenômeno O Ateliê, se juntaram com a apresentadora Cris Moraes, para responder o que pode ou não ser pauta?
Com novos episódios todas as quarta-feiras às 8h da manhã, o Pod ser Pauta? está disponível em todas as principais plataformas de áudio, incluindo Deezer, Google Podcast e Apple Podcast, e disponível em vídeo no Spotify e Youtube. Os ouvintes podem se inscrever para receber atualizações sobre os novos episódios.
Leave a Comment