Arquiteta e designer de interiores, Cristiana uniu o clássico e o moderno em um dos endereços mais valorizados do mundo, projeto que contou com a expertise de renovação construtiva da Sagewood
Um projeto que pudesse contemplar ao mesmo tempo formas clássicas em um ambiente contemporâneo. Foi a partir dessa ideia que a renomada arquiteta e designer brasileira de interiores, Cristiana Mascarenhas, da In Plus inc, atendeu ao pedido do proprietário de um apartamento de 400 metros quadrados para a renovação do espaço, localizado no Upper East Side, em Nova York, em um edifício cuja arquitetura elegante e discreta e o acabamento em calcário Indiana remontam aos prédios históricos da Big Apple. Ao lado de Joana Sampaio, diretora da Sagewood Corporation, em Nova York, e responsável pela supervisão de todo o projeto de renovação de interiores do ambiente, Cristiana pôde imprimir personalidade ao design, desde a escolha da paleta de cores, até objetos e acabamentos, enquanto Joana contribuiu com sua expertise na execução construtiva em projetos de renovação luxuosos.
Com a assinatura das duas especialistas, cada detalhe foi pensado e elaborado de forma minuciosa, obedecendo a critérios logísticos e construtivos em etapas. “Uma obra com tantos detalhes e regras a serem observados, e ainda mais em outro país, é uma tarefa que costuma exigir muita dedicação de todos os profissionais envolvidos. Por isso tentamos fazer com que esse processo seja sempre muito ágil e prazeroso para todos”, diz Cristiana, que acumula mais de 20 anos de experiência com a execução de projetos no Rio de Janeiro, em Nova York, e outras cidades do Brasil e do mundo.
Para Joana, a supervisão de uma obra desse porte exige conhecimento, rigor e ao mesmo tempo flexibilidade. “São muitos detalhes e é preciso saber lidar com os imprevistos, que podem acontecer em qualquer obra. Para isso é fundamental um bom planejamento com todas as informações necessárias. Um exemplo é o recebimento de materiais no local da obra, com regras e horários definidos”, diz a executiva, que responde pela supervisão de renovação de interiores da Sagewood há mais de dez anos, e que recentemente assinou o projeto do Fasano em Nova York.
A vocação luxuosa começa pela arquitetura do edifício 520 Park Avenue, assinado pelo escritório Robert A.M. Stern Architects, e localizado na rua 60, entre as Avenidas Madison e Park, entre o histórico Upper East Side e o distrito Plaza, ao lado do Central Park. Conhecido como “The Queen of the Upper East Side”, por ser a torre mais alta da região, o prédio possui 54 andares com apenas 33 apartamentos, um por andar.
Para atender a um estilo arquitetônico que remete ao mesmo tempo à arquitetura do início do século XX e ao cosmopolitismo nova-iorquino, a proposta do projeto de interiores foi a de estabelecer um equilíbrio também com o objetivo de dar destaque às obras de arte e objetos de design estrategicamente localizadas nos diversos ambientes, como as obras de Francisco Galeno, parte da coleção de arte do cliente, no Hall do elevador, as ilustrações de aquarela do século XVIII por Jean Baptiste Debret, sobre a escrivaninha da sala de estar, e a fotografia em preto e branco de uma escadaria projetada por Oscar Niemeyer, que recebe os visitantes no Foyer, e a pintura assinada por Tomie Ohtake, no hall que leva aos dormitórios.
Clássico e Moderno: estilos diferentes e que se complementam
A mistura entre os estilos clássico e moderno dá o tom ao projeto de interiores. Para começar, todas as paredes da área social foram revestidas por boiserie de laca branca. Assim, é possível enquadrar nos espaços quadros de arte contemporânea e arandelas de vidro com a assinatura Ralph Lauren.
No hall do elevador a diferença de estilos é evidente: cadeiras clássicas francesas do início do século XIX, em palhinha, com um console de plexiglass, dividem o espaço com a arte colorida do artista brasileiro Francisco Galeno – parte da coleção de arte do cliente. Pisos de mármore e espelhos grandes ampliam o espaço.
No Foyer, um banco de plexiglass claro flutua sob uma fotografia em preto e branco de uma escadaria projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. A escultura de metal verde é o ponto focal do espaço, sinalizando diversão e cor.
Na sala de estar a proposta é o equilíbrio. A luz natural é filtrada por cortinas de linho em tons neutros, e em elementos estofados. Tapetes de lã, móveis de palhinha e móveis clássicos se misturam a elementos contemporâneos, como a mesa de centro em plexiglass. Completam a décor, uma espreguiçadeira de Jonathan Adler em estofado de veludo da Schumacher, assim como cadeiras clássicas, sofá e cortinas em tecidos Ralph Lauren. Almofadas de tapeçaria da Aubusson foram misturados a outras peças modernas e brilhantes de William Sonoma.
Obras de Francisco Galeno ganham destaque nas molduras douradas clássicas, assim como a aquarela do século XVIII, com ilustrações de Jean Baptiste Debret sobre a mesa. O revestimento da lareira, em pedra calcária, e a estante em laca branca, completam o ambiente, que ainda conta com portas deslizantes que levam à sala de jantar.
As paletas neutras se estendem até a sala de jantar. A mesa de mármore branco contemporânea contrasta com as cadeiras Oscar do designer brasileiro Sergio Rodrigues, da Espasso, e desenhadas em 1956. O tom elegante é reforçado pelos dois lustres baccarat, que completam a simetria da composição. A mesa de jantar, em mármore, é da marca italiana MG12 e o tapete de lã é da Vandenloom.
Outros detalhes que ganham destaque entre os materiais e objetos decorativos são a pia de ônix personalizada que flutua no lavabo, assim como acessórios de couro da E.Braun Co. e as delicadas toalhas de linho portuguesas. Uma pintura assinada por Tomie Ohtake completa a decoração no corredor que leva aos quartos.
No quarto principal as paredes ganharam papel de parede Ralph Lauren. Toques de rosa antigo foram adicionados à paleta neutra. A cabeceira em camurça é Ralph Lauren e as mesinhas laterais são espelhadas e com puxadores em couro. A mesa contemporânea da B&B Italia, em carvalho e latão, foi colocada na janela voltada para a Park Avenue. Lâmpadas de mesa e acessórios de couro são da Ralph Lauren. A poltrona e a cadeira da mesa do escritório da B&B Italia, assim como o banco Jonathan Adler e os bancos clássicos laterais, foram revestidos com o mesmo tom de veludo em rosa antigo. Elementos de latão nas ferragens da porta, lâmpadas de leitura de piso e arandelas de parede complementam o ambiente.
Sobre Cristiana Mascarenhas e a In Plus Inc
Arquiteta e designer de interiores renomada, Cristiana Mascarenhas é carioca, mas mora e trabalha em Nova York há 30 anos. Formada em arquitetura pela FAU-UFRJ, iniciou sua carreira na FORMANOVA/CLC, escritório de vanguarda em arquitetura e interiores, nos anos 80, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até o final da sociedade entre Chicô Gouveia, Cadas Abranches e Lula Abranches David, em 1987. Logo depois, Cristiana se tornou sócia de Lula David, parceria que durou até 1991, quando partiu para uma temporada de apenas seis meses nos EUA, mas que acabou se estendendo até hoje.
Nos últimos 30 anos atua como Head Designer da In Plus Inc, onde conquistou reputação internacional. Sua assinatura ilustra projetos sofisticados, residenciais e comerciais, para clientes de nacionalidades diversas nos EUA, no Brasil, na Inglaterra, na França e em países da América Latina. Além disso, seu portfólio cuidadoso e refinado, com atenção especial para o moderno e o contemporâneo, estampa publicações diversas nos EUA ,Brasil e Grécia.
Cristiana participou de três edições da CASACOR RIO, em 2016, 2019 e 2022, e da CASACOR Miami, em 2019, com espaços de destaque e inovadores. Um deles foi o Scape Space, na CASACOR Miami 2019, ambiente que tinha como proposta refletir sobre a tranquilidade, a introspeção e a intimidade nas grandes metrópoles.
Sobre Joana Sampaio
Sócia da Sagewood Corporation, Joana Sampaio atua como diretora geral do escritório de Nova York. Ingressou na construtora em 2012 e desde então acumula quase uma década de experiência, principalmente na supervisão de projetos de renovação de interiores. Durante sua gestão, Joana estabeleceu como prioridade o foco na experiência do cliente e desde então a executiva estabeleceu como princípios a busca pela qualidade, pelo cuidado e pelo comprometimento da Sagewood para com seus clientes e colaboradores.
Antes de ingressar na Sagewood, Joana trabalhou em grandes empresas brasileiras, como a Braskem, onde atuou na área de auditoria e na controladoria por seis anos, e no UNIBANCO, onde trabalhou por quatro anos. Joana possui mestrado em Gestão Financeira, Controladoria Financeira e Auditoria pela FVG, e diploma de Bacharel em Administração de Empresas.
Apesar do rápido crescimento da Sagewood nos últimos anos, Joana continua atuando junto aos clientes da companhia, ao mesmo tempo em que administra e coordena as operações em campo e também no escritório. Diante de um mercado altamente competitivo, como o de empreiteiros residenciais de alto padrão de Nova York, a filosofia de liderança de Joana tem como base a experiência adquirida ao longo dos anos, assim como a estabilidade e a confiança conquistadas em relacionamentos de longo prazo junto aos clientes da Sagewood com o objetivo de manter a companhia na direção do crescimento sustentável.
Sobre a Sagewood Corporation
A Sagewood Corporation é uma incorporadora e construtora norte-americana fundada pelo paranaense Douglas Strabelli com foco em empreendimentos de alto padrão. O trabalho rigoroso, acabamento detalhado e serviço personalizado colocam a empresa entre as empreiteiras de maior destaque no segmento de construção residencial e comercial de luxo nos EUA. Fundado há 20 anos, o grupo, com escritórios em Nova York e em Miami, trabalha com profissionais altamente especializados e capacitados, além de ter parcerias com arquitetos e designers renomados. https://www.sagewoodcorporation.com/.
0
Leave a Comment