Com expertise de 122 anos em combate e proteção a incêndio, a UL promove evento para conscientizar o mercado sobre o tema e conta com palestrantes como o INMETRO e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
No dia 15 de março, as principais entidades de segurança e engenharia do País estarão presentes no lançamento do Programa de Certificação de Segurança contra Incêndio, que acontece no Hotel Maksoud, em São Paulo (SP). Promovido pela UL, multinacional norte-americana do setor de inspeções, ensaios e certificação de produto, o evento gratuito vai oferecer um dia de debate sobre segurança para este mercado, abordando temas como: normatização, a indústria de Sprinklers no Brasil, proteção à vida em risco, licenciamento de edificações e áreas de risco no corpo de bombeiros, a importância da normalização no processo de certificação, qualidade dos sistemas instalados de proteção contra incêndio, entre outros.
De acordo com o Instituto Sprinkler Brasil, em 2015 foram noticiados 1.349 incêndios em todo o Brasil, contra 1.275 ocorrências no ano anterior, e estima-se que esse número represente apenas 3% do que realmente acontece no país. O tema ganhou mais notoriedade depois do incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), que aconteceu em 27 de janeiro de 2013 e fez 242 vítimas fatais, e voltou a entrar em discussão depois dos incêndios no Museu da Língua Portuguesa, em dezembro de 2015, e na Cinemateca Brasileira, em fevereiro de 2016. As tragédias trouxeram à tona questões como normatização de sistemas de segurança ativa como alarmes, hidrantes, extintores e também de segurança passiva, entre eles revestimentos e acabamentos, que podem retardar e até mesmo impedir a propagação das chamas. Outro ponto importante é a discussão para tornar compulsória a normatização de equipamentos como sprinklers e centrais de alarme, que detectam fumaça, temperatura e até mesmo vazamentos de gás.
Desde 1999 no Brasil, a UL foi fundada 122 anos atrás nos Estados Unidos e começou as atividades com foco em combate e proteção a incêndio, com a criação das primeiras normas destinadas a extintores e portas corta-fogo. “Atuamos nesse segmento no Brasil desde 2014 e o objetivo com o lançamento do Programa de Certificação de Segurança contra Incêndio é trabalhar a conscientização em relação ao assunto e promover uma mudança de paradigma no mercado sobre a necessidade de certificações compulsórias e normas mais rígidas em equipamentos e de todos os processos que envolvem segurança”, explica Vladisson Athayde, gerente comercial e de desenvolvimento de mercado da UL.
O evento conta com a parceria do INMETRO, que ministrará palestra sobre o processo de regulamentação na instituição, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Instituto de Engenharia, GSI (Grupo de Fomento de Segurança contra Incêndio), ABSpk (Associação Brasileira de Sprinklers), FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), CB24 (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), SINTESP (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho), Sindicato dos Engenheiros.
Sobre a UL
A UL é uma importante empresa global independente de ciência de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 11.000 funcionários são guiados pela missão da UL de promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 16 anos prestando serviços de certificação de produtos e equipamentos, atendendo a uma grande variedade de produtos, como válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos eletroeletrônicos para atmosferas explosivas, especialidade da companhia. www.ul.com
0
Comentários