Em apenas sete anos, a rede de franquias especializada em banoffee virou referência nacional: em 2024, alcançou R$ 55 milhões em faturamento e, só no primeiro semestre de 2025, já vendeu mais de 600 mil fatias de tortas
O que você faria com uma dúzia de bananas? Para muita gente, a resposta poderia ser um simples bolo, uma vitamina ou até deixar amadurecer na fruteira. Mas para Leonardo Macedo e Tito Barcellos, a fruta virou ingrediente de um sonho grande: transformar uma sobremesa clássica em uma das franquias mais doces e rentáveis do Brasil.
Fundado em 2018, o Nanica Brasil começou em uma pequena loja de 40m² na Rua Augusta, em São Paulo, com a receita tradicional da banoffee: massa de bolacha ao leite, doce de leite, chantilly e, claro, banana. De lá para cá, o negócio ganhou proporções gigantes: em 2024, a rede faturou R$ 55 milhões e, só nos primeiros seis meses de 2025, vendeu mais de 600 mil fatias de tortas, obtendo um lucro de R$18 milhões.
Agora, a marca aposta em um modelo de franquia compacto, entre 40m² e 50m², com investimento inicial a partir de R$ 280 mil e payback entre 18 e 30 meses. “Queremos democratizar o acesso ao nosso negócio. As unidades menores reduzem custos, mantêm a rentabilidade e ampliam a possibilidade de franqueados em todo o Brasil”, explica Thais Costa, CEO da marca.
Cidades como Goiânia (GO) e Niterói (RJ), já estão no radar para receber novas lojas, mas o plano de expansão é nacional. “Mapeamos diversas regiões com grande potencial e buscamos empreendedores apaixonados pela proposta do Nanica. A ideia é levar nossas tortas para todos os cantos do Brasil”, completa Thais.
A trajetória do Nanica começou em Curitiba (PR), com investimento inicial de apenas R$ 15 mil. O divisor de águas veio em 2019, com a mudança para São Paulo e a chegada do ator Tiago Abravanel como sócio e embaixador da marca. “A entrada do Tiago trouxe visibilidade e acelerou nossa expansão”, lembra Tito Barcellos, responsável pelas receitas.
Além da tradicional Banoffee, o cardápio cresceu com opções como Monoffee (com morango), Uvoffee (com uva) e parcerias com marcas como Oreo, Paçoquita e Los Los. O Nanica também aposta em lançamentos sazonais: no último Natal, o Panetoffee, gerou R$ 400 mil em faturamento com 5 mil unidades vendidas, e em 2025 a marca lançou seu primeiro ovo de Páscoa de colher. Com mais de 60 lojas espalhadas pelo país e o apoio da holding SMZTO desde 2021, o Nanica pretende fechar 2025 com 80 unidades e seguir crescendo sem perder a essência que transformou a banana em sinônimo de inovação e oportunidade no franchising brasileiro.
0
Leave a Comment