Relacionamentos com a Mídia
Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training, que nada mais é do que um treinamento aperfeiçoado para tornar a comunicação entre cliente e imprensa mais produtiva e agradável.
Primeiramente, o cliente precisa saber que uma pauta deve ter relevância e ser de interesse público, ou seja, influenciar de algum modo na vida das pessoas. Sendo assim, assuntos desinteressantes e desgastantes podem colocar em cheque o bom relacionamento com os jornalistas.
Já com as técnicas de media training, o resultado final facilitará também o trabalho da assessoria, que tem como objetivo posicionar sua marca no mercado. Assim, ambas as partes saem ganhando!
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Listamos algumas dicas para você saber como se comportar corretamente perante a imprensa. Preparado?
1 – Ofereça informações confiáveis e relevantes
Não tenha preguiça: quanto mais informado você estiver, melhor irá se sair – seja na hora da entrevista ou quando for sugerir uma pauta. Tenha sempre dados e números atualizados e fique à disposição para possíveis dúvidas.
2 – Dê exclusivas
Elas ajudam a firmar o bom relacionamento e a parceria com os veículos. Caso não tenha nada exclusivo, não minta apenas para ganhar espaço!
3 – Respeite o deadline
Entenda que a assessoria trabalha para ajudar nesse contato e fazer com que você não atrase o prazo do jornalista! Além de perder a pauta, certamente ele pensará duas vezes antes de te dar uma segunda chance.
4 – Não peça para ver a matéria antes
Faça a sua parte, respeite o profissional e deixe que ele faça o trabalho dele. Nada de pitacos!
5 – Prepare-se
Esteja inteirado da pauta, saiba antecipadamente sobre o veículo, o repórter, e estude sobre o assunto. Antes da entrevista, pratique simulando perguntas e respostas. A assessoria pode ajudar você nesse processo. Nós aqui na CM sempre elaboramos um briefing que traz esse resumo.
6 – Não dê nada ‘em off’
Respeite e saiba exatamente quais informações você pode e quais você não deve falar. Mesmo quando a entrevista acabar, não diga nada que seja confidencial ou que tenha sido proibido. Lembre-se dos escândalos recentes e da importância de ser transparente e sincero na comunicação com a imprensa.
7 – Tenha boas fotos
Muitos veículos pedem fotos para o próprio cliente, por isso tenha sempre imagens em alta relacionadas com a pauta. Fotos profissionais garantem espaço na matéria.
Gostou das dicas? Se quiser entender mais sobre o nosso trabalho de assessoria de imprensa ou quiser fazer um media training não deixe de nos procurar!
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