Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

O que as marcas precisam levar em conta ao contratar uma agência de comunicação

    Home Blog O que as marcas precisam levar em conta ao contratar uma agência de comunicação
    PróximoAnterior

    O que as marcas precisam levar em conta ao contratar uma agência de comunicação

    Por Cris Moraes | Blog | 0 comment | 18 março, 2022 | 0

    *Por: Cristiane Moraes

    O momento é de transição para as agências de comunicação e relações públicas (PR). A presença cada vez mais ampla da comunicação em ambiente digital traz uma série de reflexões sobre as mudanças que vêm acompanhando o trabalho das assessorias de imprensa. Inovação e agilidade são temas que deverão continuar pautando o trabalho das agências no futuro, independente de seu tamanho. Soma-se a isso os conceitos de informação e integração, de pessoas e marcas, que norteiam o trabalho do profissional de PR.

    Uma marca que busque ampliar sua visibilidade, deve considerar o trabalho de agências pautadas em compreender as necessidades de seus clientes, que estejam atentas e de olho nas mudanças dos formatos de comunicação para, assim, identificar a melhor estratégia de comunicação para seu público-alvo. Afinal, é preciso estreitar relacionamentos e incentivar o engajamento e o diálogo por meio de conteúdos inovadores e boas histórias. As ferramentas são novas, mas o trabalho continua o mesmo: criar e manter reputações para as marcas.

    Mas nem sempre é fácil para o cliente decidir por uma agência “para chamar de sua”, a começar pelo porte, se pequena ou grande. São inúmeras as dúvidas e outro questionamento comum é como identificar aquela que poderá, no fim do dia, gerar valor, confiança e construir a reputação desejada. E ainda que prevaleça a máxima de que “tamanho não é documento”, a verdade é que uma escolha equivocada pode minar o crescimento do negócio, levar à perda de tempo e dinheiro, além de causar muita dor de cabeça. 

    Então, como saber o tamanho ideal para as suas necessidades? Antes de mais nada, é preciso desconstruir alguns mitos relacionados às agências de comunicação, como o de que apenas as agências grandes podem entregar resultados mais robustos aos seus clientes. Isso não é verdade! 

    O porte da agência de comunicação não é fator determinante para o sucesso da sua estratégia de comunicação. O relacionamento com a imprensa e com os influenciadores não está atrelado ao tamanho da equipe, mas sim à criatividade para desenvolver pautas, à consistência dos contatos e, principalmente, à qualidade e relevância das informações, entre outros fatores que fazem do atendimento dentro de uma agência um diferencial no negócio do cliente. 

    O ideal, neste caso, é verificar qual a expertise da agência e as competências dos profissionais que poderão lhe atender. Além disso, é importante saber se a empresa possui equipes com vivências no ambiente digital e qual a relevância para o seu negócio. A presença das marcas em ambiente digital ganha cada vez mais importância, mas é preciso considerar o desenvolvimento de um trabalho de qualidade que considere todos os cenários. Quando o assunto é comunicação, estes são pontos que podem impulsionar ou atravancar a sua estratégia. 

    Outro conceito equivocado é a ideia de que as agências grandes podem oferecer mais soluções e suporte para seus clientes. Na prática, acontece o contrário: nas agências menores, todos os clientes são fundamentais para a sustentabilidade do negócio e, por isso, encontram profissionais dedicados a tirar o plano de comunicação do papel e entregar resultados personalizados.

    Mas independente do porte, serviços e horas contratadas, nenhuma equipe faz milagre quando os ruídos de comunicação não estão apenas com o público externo das empresas, mas habitam principalmente os processos internos de governança. A palavra de ordem é engajamento e, para essa parceria dar certo, todos precisam estar na mesma página e direcionados para o mesmo alvo, tanto o atendimento na agência, quanto a interface e, principalmente, o líder da empresa. É preciso tempo e dedicação de todos para colher resultados. 

    A dica para não “bater cabeça” e fazer contratações mais assertivas é não balizar escolhas apenas pela apresentação dos times comerciais das agências. O importante é identificar: qual a expertise que aquela agência tem no segmento do seu negócio; a quantidade de horas ou disponibilidade de profissionais que estão sendo contratados; se a sua interface está capacitada e tem liberdade para trabalhar a comunicação da sua empresa; como a agência desenvolve estratégias no ambiente digital e como se prepara para o futuro.

    Após o esclarecimento dessas questões ficará mais fácil decidir pelo perfil da agência de comunicação, que esteja alinhada às demandas internas e de marketing da empresa e que disponha de uma equipe que realmente vista a camisa. Se você ainda não escolheu sua agência, saiba que os recursos destinados ainda são pequenos perto da exposição de mídia que sua marca pode conquistar e do retorno de investimento futuro. Mas tudo isso só é possível a partir do desenvolvimento de histórias e conteúdos interessantes, transparentes e sólidos, que acabam contribuindo para reforçar a reputação de uma marca. 

    0
    Agência de Comunicação, assessoria de imprensa, Comunicação

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • 6 tendências de comunicação para 2026

      Por CRIS MORAES | 0 comment

      Todos os anos, alguém anuncia “as grandes tendências da comunicação”. Mas poucas vezes essas tendências nascem das conversas verdadeiras, das dores do mercado, do que as pessoas sentem, vivem e verbalizam quando estão diante deSaiba Mais

      0

    • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta

      Por Cris Moraes | 0 comment

        No último dia 11 de novembro, São Paulo foi palco de mais uma edição do POD Ser Pauta — A conversa que vira pauta, idealizado e conduzido por Cris Moraes, assessora de imprensa, PRSaiba Mais

      0

    • Assessoria de Imprensa e o Relacionamento com Influenciadores

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Diante do crescimento da era digital e do uso constante e assíduo das redes sociais, influenciadores se tornam, cada vez mais, fontes de informação e referências para os consumidores.  Dessa forma diversas áreas profissionais tiveramSaiba Mais

      0

    • Quando planejamento e resultado caminham juntos: o case Olympikus como lição de PR (e paixão pela corrida)

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Sou corredora. Daquelas que acorda cedo para correr e que escolhe o tênis com o mesmo carinho com que escolhe uma boa pauta. Sempre usei marcas mais tradicionais, como a Asics — e ainda gostoSaiba Mais

      0

    • O futuro da assessoria de imprensa sempre foi sênior: por que o mercado não comporta mais plenos medianos

      Por Cris Moraes | 0 comment

      No último episódio do meu podcast, falei ou melhor, desabafei, sobre os diferentes níveis de maturidade profissional na assessoria de imprensa — o júnior, o pleno e o sênior. O episódio foi direto, mas aSaiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente