Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

Alexa, será que o ChatGPT quer matar o jornalismo?

    Home Blog Alexa, será que o ChatGPT quer matar o jornalismo?
    PróximoAnterior

    Alexa, será que o ChatGPT quer matar o jornalismo?

    Por Cris Moraes | Blog | 0 comment | 8 fevereiro, 2023 | 0

    Sim, estão tentando matar o jornalismo. A verdade é que o surgimento de novas tecnologias, principalmente da Inteligência Artificial, aceleraram um processo que já vinha acontecendo há algum tempo nas redações. Comecei a me questionar sobre como as IAs estão afetando as práticas de comunicação depois de observar meus filhos pequenos durante as férias interagindo com a Alexa que temos em casa. “Alexa, qual o som do Tiranossauro Rex?”, “Alexa, onde fica a Lua?”, eram algumas das centenas de perguntas que eram disparadas em um mesmo dia para aquela caixinha mágica falante, e ela, incansável, respondia todas em milésimos de segundos, sem nem parar para respirar ou pensar.

    Levei esse questionamento para uma reunião de pauta na agência, buscando entender como esse novo acesso à informação estava afetando o nosso trabalho como jornalistas e comunicadores. A conversa então chegou no ChatGPT, uma inteligência artificial que pode ser acessada por uma página da web que é capaz de escrever textos, poemas, músicas, mensagens e tantas outras coisas que fica até difícil de listar todas aqui, tudo de forma completamente automatizada. O usuário especifica o tema do texto e pronto, magicamente, ele começa a ser escrito na tela em questão de segundos.

    E como fica o jornalismo? As redações serão tomadas por computadores capazes de escrever centenas de textos por minuto sem qualquer intervenção humana? Na minha visão, as coisas não funcionam bem assim. Apesar da Inteligência Artificial estar avançando e atingindo novos patamares a cada ano, essa ferramenta não veio para substituir os jornalistas. Não dá para negar que o jornalismo vai mudar, aliás, já está mudando, mas uma máquina nunca será capaz de substituir ou replicar o fator humano que está na essência da comunicação. 

    Como jornalista, afirmo com certeza: escrever é a forma com a qual eu e meus colegas de profissão melhor transparecemos nossas vulnerabilidades. Transbordamos nossos sentimentos e vivências pelas palavras, e é isso que cria textos únicos e autênticos. Coincidentemente, durante as férias estava relendo o livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, da Brené Brown, e me deparei com um trecho que reflete o meu sentimento sobre esse tema: “Seres humanos têm valores, sentimentos, percepções, opiniões, motivações e histórias de vida, ao passo que engrenagens e rodas dentadas não os têm.”

    O jornalismo é sobre contar histórias e se conectar com outras pessoas por meio delas. Da mesma forma que uma IA poderia ter escrito esse texto sobre o impacto das novas tecnologias no jornalismo com base em dados e pesquisas, ela nunca seria capaz de colocar as próprias experiências, opiniões e sentimentos da forma que um jornalista consegue fazer. Nessa nova fase, acredito até que os jornalistas terão mais espaço para serem criativos e criarem narrativas cada vez mais humanizadas.

    Não é de hoje que as redações se tornaram mais enxutas e o jornalista é obrigado a vestir vários chapéus que antes eram divididos entre inúmeros colegas. A sobrecarga e a demanda infinita por conteúdo se tornou um empecilho na produção de grandes reportagens, crônicas, artigos de opiniões e tantos outros gêneros que foram sendo deixados de lado com o alto volume de tarefas. A Inteligência Artificial pode vir para suprir essa demanda em menos tempo, e dar mais espaço aos jornalistas para fazerem aquilo em que eles realmente são bons, que é envolver o leitor e transportá-lo a um novo lugar. Ao invés de enxergarmos essa nova ferramenta como inimiga, que tal usá-la como aliada?

    A narrativa de que uma nova tecnologia irá tomar o lugar de uma profissão já existente não é de hoje. Os processos evoluem e estão em constante mudança, não só no jornalismo, mas como em qualquer outra profissão. A chave está em se reinventar e saber dançar conforme a música. Por fim, quero finalizar acalentando meus colegas de profissão e dizendo que sim, o momento é de mudança, mas está na nossa essência buscar alternativas e encontrarmos nosso espaço nessa nova realidade. Portanto, Alexa, a resposta sobre o futuro do jornalismo apenas nós, jornalistas, temos, e está na nossa capacidade de nos reinventarmos e adaptarmos melhor do que ninguém. 

    0
    assessoria de imprensa, Chat GPT, Comunicação, fim da assessoria de imprensa, inteligência artificial, jornalismo, Tecnologia

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • 6 tendências de comunicação para 2026

      Por CRIS MORAES | 0 comment

      Todos os anos, alguém anuncia “as grandes tendências da comunicação”. Mas poucas vezes essas tendências nascem das conversas verdadeiras, das dores do mercado, do que as pessoas sentem, vivem e verbalizam quando estão diante deSaiba Mais

      0

    • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta

      Por Cris Moraes | 0 comment

        No último dia 11 de novembro, São Paulo foi palco de mais uma edição do POD Ser Pauta — A conversa que vira pauta, idealizado e conduzido por Cris Moraes, assessora de imprensa, PRSaiba Mais

      0

    • Assessoria de Imprensa e o Relacionamento com Influenciadores

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Diante do crescimento da era digital e do uso constante e assíduo das redes sociais, influenciadores se tornam, cada vez mais, fontes de informação e referências para os consumidores.  Dessa forma diversas áreas profissionais tiveramSaiba Mais

      0

    • Quando planejamento e resultado caminham juntos: o case Olympikus como lição de PR (e paixão pela corrida)

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Sou corredora. Daquelas que acorda cedo para correr e que escolhe o tênis com o mesmo carinho com que escolhe uma boa pauta. Sempre usei marcas mais tradicionais, como a Asics — e ainda gostoSaiba Mais

      0

    • O futuro da assessoria de imprensa sempre foi sênior: por que o mercado não comporta mais plenos medianos

      Por Cris Moraes | 0 comment

      No último episódio do meu podcast, falei ou melhor, desabafei, sobre os diferentes níveis de maturidade profissional na assessoria de imprensa — o júnior, o pleno e o sênior. O episódio foi direto, mas aSaiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente