Diante do crescimento da era digital e do uso constante e assíduo das redes sociais, influenciadores se tornam, cada vez mais, fontes de informação e referências para os consumidores.
Dessa forma diversas áreas profissionais tiveram que reestruturar as estratégias utilizadas para que pudessem acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais, e a comunicação foi uma delas. Você já deve ter ouvido falar que a assessoria de imprensa está mudando e as ações tradicionais estão sendo adaptadas para acompanhar as novas tendências.
Sim, isso é verdade. A assessoria de imprensa tradicional está morrendo e os assessores de imprensa e agências estão cada vez mais se especializando em ações de PR e relacionamento e formas de fazer uma comunicação completa para alcançar bons resultados.
Hoje o assessor de imprensa tem que conciliar diversas estratégias para antes de elaborar um plano de comunicação e uma delas é justamente a união de forças com o influenciador digital.
Quem são os influenciadores e o que eles realmente fazem?
Os influenciadores ou produtores de conteúdo são pessoas que têm uma presença marcante nas redes sociais através dos seus posts e stories, onde são compartilhados informações, entretenimento e humor, lifestyle e curiosidades sobre determinados assuntos, ou, em alguns casos, sobre a sua rotina, dependendo do nicho no qual ele se encaixa.
Seus conteúdos são voltados para prender ou fisgar a atenção dos seus seguidores, sendo capazes de inspirar comportamentos e até mesmo impactar na decisão de compras. Engana-se quem pensa que não existe uma estratégia por trás das publicações, cada foto no feed é muito bem pensada e analisada antes de ser postada.
Atualmente eles são o desejo de diversas marcas, alguns nomes chegam até a ser disputados no mercado, porque o tipo de publicidade que eles oferecem é uma forma mais humana, natural e atrativa.
Em seus perfis eles buscam por engajamento e é exatamente através desses números que eles constroem sua relevância e conseguem fechar trabalhos e ações de marketing. Atualmente, em relação ao tamanho, podemos dizer que existem essas categorias:
- Nano influenciadores: 1 a 10 mil seguidores.
- Micro: 10 a 15 mil seguidores.
- Médios: 50 a 500 mil seguidores.
- Macro: 500 mil a 1 milhão de seguidores.
- Mega: acima de 1 milhão de seguidores.
Diante desse cenário, com milhares de seguidores e em alguns casos milhões, esses perfis têm o poder de influenciar diretamente no poder de compra de outras pessoas. E diversas marcas enxergam neles o potencial para divulgar e recomendar seus produtos e criar tendências que podem impactar positivamente sua imagem e reputação.
Por que as marcas disputam tanto os influenciadores?
Atores, cantores, personalidades da mídia e do mundo da moda costumeiramente ditavam tendências e instigavam a curiosidade das pessoas em relação ao que vestiam, os lugares que frequentavam e os produtos que usavam. Mas ao mesmo tempo em que havia toda essa admiração, boa parte das pessoas os viam como intangíveis ou de uma realidade distante, que nunca poderia ser alcançada.
Já os influenciadores destacam-se no mundo digital pela sua proximidade com os seus seguidores e a identificação com os seus conteúdos. Eles promovem marcas e produtos de uma forma genuína e envolvente, pois são frequentemente vistos como especialistas em seu nicho de atuação e sua opinião é respeitada por aqueles que o seguem.
Segundo pesquisa Ibope 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital nas redes sociais. Metade dessas pessoas afirmaram que se sentem influenciadas pelos produtos e serviços indicados por eles.
Existem algumas razões para isso: as pessoas confiam mais na recomendação de amigos e influenciadores do que na publicidade tradicional e o conteúdo do influenciador costuma ser mais criativo do que os anúncios tradicionais.
Qual o papel da assessoria de imprensa na relação Marca X Influenciadores?
Hoje é comum que assessores de imprensa sejam a ponte entre as empresas e os influenciadores. Afinal, quem melhor para lidar com eles do que os assessores de imprensa que lidam há anos com os jornalistas de redação? Não tem ninguém.
Muitos assessores mesclaram ao follow up tradicional das redações com as parcerias com os influenciadores, isso porque conseguiram enxergar neles, pontos para alavancar a marca do seu cliente por meio das divulgações nas redes sociais. Nesse processo é importante saber construir um bom mailing de influenciadores e ir atrás de perfis que realmente se enquadrem no nicho e na mensagem que marca quer passar, as vezes ter um número elevado de seguidores pode não ser o suficiente.
Também é importante alinhar as expectativas do cliente em relação a parcerias com grandes nomes das redes sociais a realidade a qual ele faz parte. Não estou falando que um grande influenciador irá recusar a proposta ou que o cliente não tem o que é preciso para ser notado por ele. Não me entendam mal.
O que quero dizer é: será que o negócio do seu cliente tem estrutura suficiente para lidar com o volume de vendas que um Mega Influenciador pode trazer para ele? Nessas horas devemos ser os olhos e bom senso do nosso cliente, o lucro é incrível, mas uma falha pode trazer muito mais prejuízos à reputação da marca do que perder uma ou duas vendas.
Então eu devo deixar de lado os jornalistas?
A equipe da CM teve um bate papo produtivo para falar sobre o tema no início de 2023 e tivemos uma convidada especial para apresentar cases e experiências. Segundo a jornalista, assessora de imprensa, fundadora e diretora executiva do QG Comunica, Queli Giuriatti, o papel e o impacto de um influenciador digital na divulgação e fortalecimento de uma marca, não exclui a importância de um jornalista nesse processo. Para ela, o jornalismo atinge primeiro as empresas e depois as pessoas, enquanto os influenciadores atingem primeiro as pessoas e depois as empresas.
Ela pontua que são os jornalistas quem detém o perfil e as técnicas certas para explicar ao público o que realmente é o produto. Por isso, alinhar esses dois mundos na hora de construir a sua estratégia de comunicação é a fórmula certa para o sucesso de qualquer ação.
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