As crescentes necessidades dos consumidores incentivam mudanças na produção das cápsulas. Mas o que essas tendências dizem sobre o futuro do desenvolvimento dos nutracêuticos?
*Por Anita Solanki e Dr. Jnanadeva Bhat
O setor nutracêutico teve um crescimento exponencial na última década e espera-se que o mercado global cresça em um CAGR (Compound Annual Growth Rate), ou taxa de crescimento anual composto, de 7,5% entre 2020 e 2025. Esse crescimento é resultado de diversos fatores, incluindo o aumento no número de consumidores dos países em desenvolvimento, que estão aumentando sua conscientização sobre nutrição e estilos de vida balanceados, além do aumento da expectativa de vida nesses locais. A expansão do mercado também é incentivada pelo desenvolvimento de novos produtos e uma maior facilidade de acesso a eles.
Razões para o crescimento do mercado nutracêutico
O desenvolvimento e lançamento de novos produtos, as tendências de mercado, o aumento da demanda e a pressão colocada nos fabricantes são fatores importantes que irão contribuir para o crescimento anual do setor durante os próximos anos.
Do lado do consumidor, um aumento na expectativa de vida da população de países com economias crescentes, Estados Unidos e Japão, além de países europeus, tem aumentado o número de pessoas que procuram formas de manter a qualidade de vida ao longo dos anos. Esse foco no bem estar se tornou um estilo de vida para todas as gerações. A covid-19 também tem uma grande parcela de responsabilidade por aumentar o interesse em formas de melhorar a imunidade e a saúde ao longo dos anos.
Um forte crescimento no setor de nutrição esportiva, o aumento do uso de suplementos para controlar peso, e o crescente mercado de compras online também levam a um alto desempenho do setor. Avanços na produção, formulação e manufatura apresentaram ao mercado cápsulas que resolvem diversos problemas dos consumidores.
Comparada a outras formas de dosagem, as cápsulas são uma opção mais fácil de ser formulada e com uma maior variedade de formulações. Permitindo o encapsulamento de fórmulas líquidas e semi sólidas, algo que é mais complexo de ser feito em outras formas de dosagem. Também ajudam a melhorar a experiência do consumidor pois são mais fáceis de engolir e são capazes de mascarar sabores e odores desagradáveis. Enquanto cápsulas normalmente são feitas de gelatina, um polímero animal, a criação de cápsulas HPMC (hidroxipropilmetilcelulose), aumentou as opções disponíveis.
Cápsulas de HPMC
Produtores precisam ser capazes de atender as necessidades individuais dos consumidores, como as restrições alimentares, que incluem veganismo, vegetarianismo, dietas específicas, hipoalergênicos, livres de glúten, transgênicos e conservantes. As cápsulas de HPMC estão sanando uma grande necessidade do mercado e trazendo soluções para essas demandas.
As cápsulas HPMC podem ser livres de conservantes, gelatina, trigo, glúten e produtos de origem animal, já que são de origem vegetal, por serem produzidas através da celulose de árvores. Essa é a principal razão pela qual houve uma mudança tão grande em relação ao polímero HPMC como escolha de material para produção de cápsulas.
Entre os benefícios do HPMC está a baixa umidade em sua composição, o que o torna uma escolha mais favorável, , já que pode armazenar ingredientes higroscópicos, como extratos com altos níveis de carbono..
Veganos, não transgênicos, clean label, probióticos e extratos naturais
É esperado que as dietas a base de plantas continuem crescendo. Pessoas que seguem um estilo de vida vegetariano ou vegano procuram por produtos produzidos sem nenhum material de origem animal. As cápsulas HPMC são feitas 100% de materiais de origem vegetal e estão alinhadas com as necessidades desse público.
Para produtos não transgênicos, ingredientes devem conter poucas, ou nenhuma, substâncias sintéticas. Essa demanda inclui os ativos dos suplementos, assim como as cápsulas que os contém, fazendo com que os consumidores prefiram as cápsulas de HPMC ao invés de gelatina.
Clean label significa a falta de químicos sintéticos, artificiais ou aditivos desnecessários. Consumidores buscam por produtos menos processados, mais saudáveis e preparados com ingredientes puros e vegetais. As cápsulas de HPMC se enquadram em todas as necessidades desses consumidores e oferecem a mesma eficácia que as cápsulas de gelatina.
Para produtos que contém extratos naturais e probióticos, há diversos elementos ambientais que dificultam a sua confecção, como a umidade. As cápsulas HPMC possuem uma ótima força mecânica e maquinabilidade, permitindo um fácil preenchimento em qualquer máquina de encapsulamento, mesmo em uma área de baixa umidade relativa. As cápsulas HPMC são uma opção promissora que oferece fácil processamento e estabilidade ao produto.
Cápsulas rígidas preenchidas com líquidos
As cápsulas rígidas preenchidas com fórmulas líquidas apresentam muitos benefícios, incluindo a habilidade de encapsular diretamente óleos naturais, eliminando a necessidade de excipientes sintéticos. O óleo de cânhamo e canabidiol (CBD), por exemplo, pode ser produzidos em cápsulas rígidas. Remover os excipientes sintéticos e manter a formulação do óleo o mais íntegro possível irá aumentar a procura por consumidores que buscam alternativas naturais.
Estabilidade do produto
A estabilidade do produto é uma grande preocupação no mercado nutracêutico pois impacta no apelo visual do produto final. Produtos com vitamina C, por exemplo, tendem a reagir com aminoácidos e podem descolorir as cápsulas de gelatina. Contanto, sabe-se que a vitamina C fica estável em cápsulas HPMC, já que elas não possuem aminoácidos, mantendo a cor.
Há certos produtos nutracêuticos que exigem sílica ou peneiras moleculares para agir como dessecadores, estabilizando o produto. No caso das cápsulas de gelatina, incluir esses materiais pode fragilizar o produto. Por outro lado, as cápsulas HPMC podem ser facilmente usadas para conter formulações nutracêuticas sem esse problema.
Estética e apelo ao consumidor
Outra tendência é a produção de cápsulas esteticamente apelativas ao consumidor. Cápsulas coloridas ou gráficas podem ajudar na identificação da marca pelo cliente, já que agora podem ser customizadas com logos, textos ou cores. Cápsulas estáveis e naturalmente tingidas estão chegando ao mercado, o que colabora para a produção de nutracêuticos estéticos que se mantenham dentro do clean label e tenham todos os requisitos naturais.
A indústria nutracêutica está no caminho de grande crescimento e expansão global. Porém, com o crescimento do mercado, também crescem os desafios associados à produção e formulação de suplementos que devem ser compatíveis com as variadas demandas dos consumidores. Cápsulas, particularmente as variações de HPMC, são parte fundamental para suprir as novas demandas do mercado, já que se encaixam em diversas tendências que surgiram dentro do setor nutracêutico. Além da sua origem vegetal, o que é um dos principais desejos dos consumidores atuais, a baixa umidade, a facilidade de produção, a estabilidade superior e a possibilidade de encapsular diferentes formulações faz com que as cápsulas de HPMC sejam uma opção sustentável e eficaz para produtores e marcas do setor.
Sobre o Grupo ACG
Fundado em 1964 e operando no Brasil há 20 anos, o Grupo ACG é o único fornecedor mundial de soluções de fabricação integradas para a indústria farmacêutica. Conta com uma unidade fabril em Cotia (SP), a ACG Films & Foils, que oferece soluções em embalagens para as indústrias farmacêutica, alimentícia & FMCG (Fast-Moving Consumer Goods), e outra em Pouso Alegre (MG) focada na fabricação de cápsulas para as áreas farmacêutica e nutracêutica. Possui importantes certificações, como GMP, Halal e Kosher, se tornando um importante fabricante e distribuidor para todo o mercado doméstico, Latino-Americano, Norte-Americano e, recentemente, para a África. A ACG tem o compromisso com uma única meta: oferecer um portfólio completo de tecnologias e soluções integradas para a fabricação eficiente de sólidos orais. A multinacional está presente em mais de 100 países e tem mais de 4.500 funcionários em todo o mundo.
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