A área de PR está enfrentando uma série de desafios que irão continuar em 2024.
A maioria dos assessores de imprensa já perceberam que as estratégias antigas de produzir um press release, negociar uma exclusiva e depois enviar para vários veículos já não funciona mais como antes. Não que ter um bom texto não seja mais importante, continua sendo, é claro. No entanto, é fato que os resultados não são mais os mesmos.
É comum que nós, profissionais de comunicação, questionemos “o que estamos fazendo de errado?”. O fato é que não só o PR, mas toda a comunicação, mudaram.
As estratégias precisam mudar para acompanhar essa transformação. As redes sociais, podcasts, canais no YouTube, e muito mais, devem ser bem explorados. Fazer uma marca aparecer na mídia ganhou outro significado. Isso quer dizer que nem sempre a imprensa é a melhor alternativa para o cliente falar com seu público. É preciso estar presente no dia a dia das pessoas por meio de ações inovadoras.
Pensem bem, o que é melhor para falar com um público de jovens consumidores: estar em um jornal ou ter aquela influenciadora falando sobre os produtos da marca? A tradicional expressão “pensar fora da caixa” nunca fez tanto sentido para o PR como faz agora. Mas como fazer isso? A verdade é que não existe uma fórmula mágica. Cada pessoa, cada profissional tem as suas características, sua forma de pensar e trabalhar, suas qualidades únicas. É preciso encontrar a SUA receita.
A comunicação vive constantemente processos de inovação. Já passamos pela redução dos veículos impressos, pelo “boom” da internet e pelos veículos digitais. Sendo assim, este é apenas mais um processo de mudança ao qual teremos que nos adaptar. Virão outros. Mesmo em um cenário novo, nossa missão continua sendo a mesma: levar conteúdo de qualidade para o público, fortalecendo a reputação dos clientes e aproximando-os das pessoas.
Pensando nisso, separei 6 dicas para ter sucesso neste novo cenário:
1 – Aceitar a mudança e deixar o novo entrar
É preciso compreender que os tempos mudaram e as velhas estratégias podem não funcionar. Ainda tem profissionais que pensam “atuo na área há 20 anos, sempre fiz assim”. Agora, reflita: o que mudou nestes 20 anos? A internet evoluiu muito, veio o Orkut, depois o Facebook, o Instagram, o YouTube, o TikTok. As redações diminuíram, os profissionais de imprensa passaram a acumular funções. O editor faz matéria e o repórter edita. O profissional que cobre negócios passou a cobrir economia e indústria também. Você acha realmente que pode manter a mesma estratégia de 20 anos?
2 – Sair da zona de conforto e nos reinventar
Precisamos sair da nossa zona de conforto. Olhe ao redor. Veja o que pessoas que são diferentes de você consomem, o que os novos públicos desejam. Pense em quem a marca que você atende quer atingir. Com isso, fica muito mais fácil pensar em soluções e fazer a diferença para o cliente. É neste cenário que entram as parceiras e collabs, que nunca foram tão importantes. Unir forças e ser criativo é essencial. Pesquisar pequenos influenciadores ligados a determinado tema, ver quem e o que está falando. Às vezes um pequeno influenciador pode gerar bem mais resultado para o cliente do que o cara com milhões de seguidores. Pense nisso!
3 – Planejamento e pensamento estratégico
Você já parou para pensar na enorme quantidade de decisões que toma ao longo de um dia? O que vestir? Tomar café em casa ou no escritório? Levo marmita ou almoço fora? Cancelo a consulta das crianças para elas irem à festinha ou não?Marco aquela reunião para hoje? Negocio uma exclusiva desta pauta com outro veículo? Percebe que as pequenas decisões ocupam muito a nossa mente? Por isso que eu sou adepta da agenda, do planner e da lista. Ter tudo organizado ajuda a conseguir resultados. Isso porque o que está decidido e anotado já não está mais ocupando os nossos pensamentos. Quanto mais temos tudo organizado, menos ocupamos a cabeça com pequenas decisões. Deixamos a mente livre para focar no que realmente importa, para pensar de forma estratégica.
Para fazer qualquer divulgação ou ação de PR vale o mesmo. Escreva onde você quer chegar, qual o objetivo daquela divulgação. Com isso, desmembre em etapas cada uma das ações. Assim, você já sabe os próximos passos e já tem um plano B, caso o A não funcione.
4 – Exercite a autoconfiança e assuma riscos
Durante alguns anos trabalhei para a Expo Money. Viajava pelo país acompanhando o evento, fazendo a divulgação nacional e local. Eu tinha chefes e clientes, queria tomar decisões, mas não era arrojada. Comecei a perceber que eu não tinha autoconfiança. Se você não transmite confiança, as outras pessoas também não confiam. Confie em você, na sua expertise, no seu trabalho. Essa certeza demora a acontecer e não é fácil chegar lá, eu sei. Mas com o tempo ela surge sim e os resultados são imensos. Com a experiência, você sabe o que está envolvido, consegue minimizar riscos e olhar o cenário todo. Os clientes trazem este retorno e falam “faça como achar melhor. Confio em você”. Quando isso acontece e temos esse feedback, a alegria é imensa. Pode confiar.
5 – Comunicação não é só São Paulo e Rio de Janeiro. Esteja aberto para o Brasil e os diferentes sotaques.
Este é mais um aprendizado que carrego comigo da Expo Money. O evento foi expandido para acontecer em seis capitais. Percebi que era preciso fazer campanhas totalmente diferentes. O jeito de falar com os jornalistas, o tipo de linguagem e até de texto varia muito pelas regiões do Brasil. Não é possível ter a mesma abordagem em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Recife ou em Porto Alegre. Atingir a imprensa local pode ser fundamental para o cliente, em diversos cenários.
Às vezes é mais interessante para a marca sair no site local do que no jornal de circulação nacional. Para contatar a mídia regional, o melhor é contratar uma assessoria de imprensa local. Isso traz resultados melhores e gera relacionamentos duradouros. O jornalista local nem sempre irá te entender ou estar aberto para as suas pautas, a menos que você fale com ele com frequência. Conhecer as peculiaridades de cada lugar é muito importante.
6 – Construa relacionamentos e parcerias
Ao longo de nossa vida profissional, conhecemos muitas pessoas. Cultivar relacionamentos, ser uma pessoa confiável e receptiva é fundamental. Indicar uma fonte para o jornalista, mesmo que não seja seu cliente, ou ajudar o colega de PR em uma divulgação são boas maneiras de criar proximidade. A pessoa certamente irá lembrar de você e retribuir o favor em outro momento.
Foi assim que cultivei relacionamento com jornalistas e outros assessores, desde a época da Expo Money. Tenho contato com estas pessoas até hoje. Elas estarão lá por mim, assim como eu estou por elas. Um jornalista que conheço há anos me disse há poucos dias “pegarei essa pauta porque é sua”. Na vida e na comunicação, uma mão lava a outra. Muitos dos resultados de imprensa acontecem devido ao relacionamento.
E aí? Você está pronto para o desafio?
Vale a pena assumir as rédeas e por mãos à obra!
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