Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

Clientes e investidores buscam empresas com sólidas iniciativas em ESGD. Já ouviu falar?

    Home CKZ Clientes e investidores buscam empresas com sólidas iniciativas em ESGD. Já ouviu falar?
    PróximoAnterior

    Clientes e investidores buscam empresas com sólidas iniciativas em ESGD. Já ouviu falar?

    Por Cris Moraes | CKZ | 0 comment | 22 outubro, 2021 | 0

    *Por Cris Kerr

    A implantação da sustentabilidade em seus diferentes âmbitos torna-se mandatória para as empresas, já que o tema está ganhando relevância em toda a sociedade. Os investidores utilizam os relatórios ESG como parâmetro de avaliação para aplicarem seus recursos, priorizando companhias que respondam de forma positiva a todos os critérios e invistam em programas de fomento à diversidade e inclusão.

    Quando falamos dos critérios ambientais, as empresas precisam olhar para as políticas de sustentabilidade, uso de energia renovável, controle da poluição e emissão de CO2, e a gestão correta dos resíduos. No quesito social são avaliados como as corporações gerenciam relacionamentos com os seus públicos, incluindo colaboradores(as), fornecedores(as), clientes e a comunidade. Já a governança diz respeito ao conjunto de processos e regras que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, e aqui entra a diversidade no conselho de administração e nos cargos de liderança e gestão.

    A sociedade também está antenada com essas questões: os consumidores buscam por produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis e isso tem se tornado um fator importante de decisão. Prova disto são os estudos e pesquisas, como da Global Consumer Pulse, que comprovam que 83% dos clientes optam por comprar de marcas que se posicionam de acordo com as pautas e propósitos que se alinhem com os seus valores pessoais. Mais interessante ainda é que marcas que se mantêm neutras são simplesmente dispensadas.

    Em 2019, a Deloitte realizou uma pesquisa com pessoas do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, que revelou que elas compram mais de empresas que se envolvem com questões sociais e que a diversidade e a inclusão influenciam suas decisões de compra, que são pautadas por seus valores pessoais. A diversidade nos times é fundamental para que clientes se sintam representados e refletidos na experiência quando estão comprando.

    As corporações também podem ser impactadas com a atração e retenção de talentos, pois os profissionais buscam por empresas que estejam alinhadas com seus valores e propósitos de vida, especialmente as pessoas da Geração Z.

    A sigla ESG nada mais é do que a preocupação com melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Porém, o significado real está ligado a práticas consolidadas desses termos. As empresas precisam olhar para essa questão com muita atenção, pois, se avaliarmos os comportamentos e valores da nova geração, a relevância do tema só tende a aumentar. Por isso, é importante encarar o tema como uma jornada e investir em diagnóstico e planejamento.

    Porém, acredito que a sigla ESG poderia ser transformada em ESGD, incluindo a diversidade como um poderoso pilar de investimento, afinal, inúmeras pesquisas mostram que implantar projetos de diversidade gera retorno financeiro para as companhias e, ao mesmo tempo, impacta positivamente a sociedade.

    Para mim, tanto o ESG quanto a diversidade são incorporados nas corporações por três caminhos: pelo amor, quando a alta liderança entende e acredita na mudança; pela dor, quando há perda financeira, de valor de mercado, reputação ou imagem por não ter iniciado esse processo de antemão; ou ainda pela inteligência, quando a liderança tem uma visão diferenciada e entende que este é um movimento necessário e é para lá que as empresas vão caminhar.

    No Brasil, estamos em um estágio inicial na adoção das práticas “ESGD”, mas com uma demanda crescente tanto de investidores quanto da sociedade. Acredito que esse olhar será uma tendência e vai impulsionar as empresas rumo a negócios que não apenas se preocupam com o lucro, mas também com melhores práticas ambientais e sociais, além de fazer com que as pessoas se sintam pertencentes e representadas.

    0
    CKZ Diversidade, ESGD

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Pesquisas indicam que práticas de inclusão fortalecem o senso de pertencimento, estimulam a inovação e aumentam a produtividade das equipes   Os ambientes de trabalho que priorizam inclusão e diversidade não apenas geram senso deSaiba Mais

      0

    • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras

      Por CRIS MORAES | 0 comment

      Pesquisas indicam que práticas de inclusão fortalecem o senso de pertencimento, estimulam a inovação e aumentam a produtividade das equipes   Os ambientes de trabalho que priorizam inclusão e diversidade não apenas geram senso deSaiba Mais

      0

    • Afinal, o que as empresas ganham com a diversidade e inclusão?

      Por CRIS MORAES | 0 comment

      Especialista explica como a diversidade com ambiente inclusivo impacta o futuro dos negócios e por que o tema precisa estar na estratégia do negócio   A diversidade é um termo que há anos está dentro eSaiba Mais

      0

    • O lugar da mulher é no topo, mas igualdade de gênero segue como um desafio no mercado de trabalho

      Por Cris Moraes | 0 comment

      No Brasil, dados indicam que mais mulheres estão presidindo comitês de conselhos, mas ainda existe pouca representatividade na alta liderança e uma disparidade salarial significativa Desde o século XX, a jornada pelos direitos das mulheresSaiba Mais

      0

    • CKZ diversidade aborda papel dos homens na transformação corporativa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      CKZ Diversidade realiza segunda edição do evento, que reúne lideranças para abordar a importância do envolvimento dos homens na promoção de uma cultura diversa e inclusiva nas empresas. A CKZ Diversidade, consultoria especializada em DIEP –Saiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente