O nicho das startups vem crescendo no Brasil. Já sendo uma realidade no mundo do empreendedorismo, este novo modelo de fazer negócio pode ser a chave para o sucesso. Mas, assim como em outras empresas tradicionais, um eficiente plano de comunicação em uma agência especializada, como uma assessoria de imprensa, faz a diferença na hora de colocar uma startup no topo.
Ser uma startup significa ter em seu DNA a possibilidade em oferecer um produto ou serviço inovador, envolvendo tecnologia e um modelo de negócio que possa atingir um grande número de pessoas em pouco tempo, tudo isso gerando custos mais baixos à empresa.
[the_ad id=”10349″]
Com um mundo mais dinâmico, em que há muitas informações sendo disparadas em um curto espaço de tempo, é preciso buscar sempre o novo. São necessários bons assuntos para transformá-los em pautas para a imprensa e garantir a consolidação da imagem e, consequentemente, que o interesse no negócio não seja passageiro.
Com o mercado deste segmento em ascensão, uma assessoria de imprensa especializada em startup é capaz de encontrar os melhores pontos a serem explorados com a mídia, focando no diferencial da empresa e em como se destacar em meio aos seus concorrentes – tudo isso a partir de estudos detalhados sobre mercado, segmento, público-alvo, concorrência, estratégias, veículos de interesse e ações que possam alavancar a empresa.
Isso ajuda não somente a alcançar o público final, que irá consumir seu produto ou serviço, mas também a se posicionar na imprensa como uma startup e empresa inovadora, podendo até mesmo ser encontrado por possíveis investidores e parceiros.
Além disso, um plano de comunicação eficiente é capaz de evitar o fracasso. Isso porque, por estar em crescimento, muitos empreendedores apostam nesse modelo de empresa, mas, algumas estatísticas mostram que as coisas podem sair fora do planejado.
Em pesquisa da consultoria Allmand Law, dados apontam que cerca de 90% das startups, de modo geral, fecham com apenas dois anos de atuação. Recentemente, um estudo da Startup Farm indicou que 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos. Os maiores motivos apontados foram brigas entre sócios e não oferecer uma proposta de trabalho que conversasse com o mercado – nesse último quesito, uma agência de comunicação pode ajudar a encontrar o melhor caminho para se comunicar com o mercado.
Por isso, é tão importante um bom plano de comunicação estruturado para atender o mercado, entendendo os potenciais daquela startup e como explorá-los para obter melhores resultados, garantindo vida longa aos negócios.
Nós da CM já ajudamos várias startups com o trabalho de assessoria de imprensa e conteúdo. No portfólio da agência, temos diversas empresas com esse conceito inovador e atualmente atendemos algumas delas, como a Bcredi, fintech voltada para crédito imobiliário; a F(x), plataforma digital que conecta empresas que buscam crédito à financiadores; a TISMOO, startup de biotecnologia dedicada a análises genéticas focadas em tratamentos para o Transtorno do Espectro do Autismo; a Planetun, uma insurtech de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado automotivo e de seguros e muitas outras.
Entre em contato conosco e saiba também como fazer da sua startup um sucesso na mídia!
[the_ad id=”10349″]
1
Leave a Comment