Os influenciadores digitais são considerados referência em sua área de atuação, como beleza, cinema, comportamento, moda, esportes, vida saudável, tecnologia, gastronomia e muitas outras. Por passarem sua expertise em algum assunto através de suas redes sociais, blogs e canais do youtube, ganham um grande alcance na internet e têm suas recomendações, opiniões e dicas levadas a sério por sua audiência. Esses influenciadores podem ser identificados por suas menções, comentários e compartilhamentos porque geram engajamento, o que é mais relevante do que apenas os números de curtidas em suas postagens ou seguidores e inscritos em seus canais.
Representatividade e identificação tornam blogueiros, youtubers, instagramers ou tuiteiros verdadeiros influenciadores, porque eles têm alguma coisa a dizer que interessa sua audiência e esse é um dos motivos pelo qual são tão importantes para o mundo do marketing atual, sua credibilidade. Cada digital influencer conversa com um nicho específico e explorar essa segmentação é um grande caminho para as agências realizarem campanhas e ações com profissionais que falam diretamente para o público-alvo de interesse de determinado produto ou serviço.
Essa nova profissão cria infinitas possibilidades para o marketing digital, que vai muito além de simples anúncios nas mídias dos influenciadores. Criação de conteúdo personalizado, o envio de produtos em primeira mão para que os influenciadores testem – forte exemplo disso são os vídeos de recebidos das blogueiras e youtubers de moda e beleza, onde as marcas enviam os lançamentos em formato de press kit e elas mostram tudo o que foi recebido no último mês em um vídeo, dando detalhes como composição e preço dos produtos, além do site onde eles podem ser adquiridos – lançamento de produtos licenciados e de livros, parcerias de viagens, são apenas alguns exemplos do que pode ser feito. Basta usar a criatividade.
Mais do que uma mídia nos canais de comunicação dessas pessoas, é possível transformar os influenciadores em porta-vozes e entusiastas de determinado produto ou até mesmo de um estilo de vida, sendo hoje uma ferramenta de comunicação e divulgação que deve estar contemplada por marcas e empresas que querem atingir os consumidores. E esse é só o começo.
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