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Assessoria de Imprensa como aliada na construção de uma marca: saiba como foi a live com Raymundo Magliano Neto

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    Assessoria de Imprensa como aliada na construção de uma marca: saiba como foi a live com Raymundo Magliano Neto

    Por Cris Moraes | Blog | 0 comment | 7 abril, 2022 | 0

    O convidado da quarta live da série “Como construir uma carreira de sucesso como assessor de imprensa”, foi Raymundo Magliano Neto, economista, e que foi CEO da corretora Magliano e um dos idealizadores da Expo Money, evento de educação financeira e investimentos que percorreu várias capitais no Brasil a partir do ano de 2002, e uma das minhas maiores importantes experiências como assessora de imprensa. Na Expo Money pude construir relacionamentos sólidos com diversos jornalistas e assessores de imprensa em todo o país. Durante a live, Raymundo nos falou sobre como a assessoria de imprensa pode contribuir para a construção e a solidificação de uma marca. Ele falou sobre sua experiência enquanto fonte do projeto da Expo Money e como o trabalho da assessoria de imprensa foi fundamental para o sucesso do projeto. 

    Magliano relembrou a importância da Expo Money, que tinha como objetivo democratizar o acesso ao mundo dos investimentos em bolsa e difundir a educação financeira para o maior número de pessoas em todo o Brasil. A ideia do projeto era divulgar o funcionamento do mercado financeiro para todas as pessoas, especialmente as que não estavam acostumadas a investir, em uma linguagem simples e direta. 

    A construção da marca Expo Money levou em conta esses princípios e Magliano relembrou as visitas que fizemos às redações em todo o Brasil e os encontros de relacionamento e entrevistas concedidas à imprensa para falar do projeto. Ele ressaltou que o trabalho da assessoria de imprensa foi fundamental para transmitir aos jornalistas as mensagens sobre um tema que parecia complicado em uma linguagem simples e objetiva. Também destacou a importância da confiança mútua e de um bom briefing e do levantamento de informações a respeito do perfil dos veículos e dos jornalistas, trabalhos feitos pela assessoria. Os treinamentos e as dicas foram fundamentais, principalmente para saber como ele deveria se dirigir aos jornalistas de cada veículo. 

    Um dos pontos de destaque do projeto foi a participação de palestrantes experientes para falar sobre temas diversos, um sucesso tamanho que representou uma quebra de paradigma há 20 anos. O resultado é que hoje há 5 milhões de investidores na bolsa. O Expo Money ajudou a conhecer o perfil dos investidores, formado por pessoas de todas as idades. O projeto Mulheres em Ação, que tinha por finalidade atrair o público feminino para o universo dos investimentos, surgiu logo depois como fruto desse aprendizado.

    Muito do sucesso do projeto, Magliano disse que deve também ao seu pai, Raymundo Magliano Filho, já falecido, e que foi presidente da Bovespa, hoje B3, e que sempre o aconselhou a falar com a assessoria de imprensa para que pudesse realizar um trabalho transparente junto aos jornalistas.

    Logo após o projeto Expo Money, Magliano lembrou ainda do desafio que foi assumir a presidência da Magliano Corretora, e que foi o meu primeiro cliente na assessoria. Ele contou sobre a reformulação da corretora, sua mudança de foco e como o trabalho da assessoria de imprensa foi importante para transmitir transparência sobre o mercado de capitais na época do processo de venda da corretora. Como a assessoria de imprensa já vinha fazendo um trabalho de relacionamento forte com os jornalistas, com os analistas da corretora participando como fontes para comentar o mercado financeiro, quando precisou transmitir para a mídia a venda da corretora a divulgação aconteceu de forma transparente.

    Ele falou, ainda, da importância da adaptação às novas mídias, um cenário diferente do que havia há 20 anos. Hoje, ele lembra, como a concorrência por espaço nos grandes jornais é maior, uma vez que há um número menor de publicações impressas, é importante dar atenção aos blogs e sites especializados, aos veículos digitais. O mundo mudou, ele disse, e é preciso estar preparado para conversar com as novas mídias. Magliano ainda pontuou que logo mais deve lançar um novo empreendimento, um hub sobre o tema Mudanças Climáticas. Mas isso é assunto para uma próxima live.

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