Na última live da série “Como construir uma carreira de sucesso como assessor de imprensa” recebi Natália Cunha, COO e sócia do Grupo Planetun, empresa que é cliente da CM há mais de seis anos. Natália falou sobre a sua trajetória na empresa, desde a área operacional até se tornar sócia e COO, e como foi importante vivenciar todo o processo de mudança da marca nesse período com o apoio da assessoria de imprensa.
Empresa inovadora no segmento de insurtechs, a Planetun foi pioneira na evolução tecnológica do mercado segurador. Natália lembrou o quanto o trabalho da assessoria de imprensa foi fundamental para dar impulso ao novo formato da marca e levar a Planetun a ser reconhecida como empresa de destaque no setor de tecnologia. Tanto que um dos eventos mais importantes na fase de mudança da marca e que contou com a participação ativa da equipe da CM foi com a IBM. A visibilidade da marca ganhou espaço e a partir daquele momento os clientes perceberam a evolução da empresa.
Hoje, diz Natália, além de alcançar exposição de qualidade na mídia impressa tradicional, a marca Planetun está presente em diversas plataformas de comunicação, como o LinkedIn e o Instagram e também em sites e todo o trade de tecnologia. Natalia avaliou o processo de mudança de marca conduzido pela CM como fundamental para uniformizar a comunicação com todos os públicos e também o discurso dos porta-vozes. Sem falar nas ações com os clientes e com os colaboradores. Ela citou o trekking, uma ação interna que mostrou aos clientes como a Planetun é uma empresa que consegue engajar seus colaboradores.
O suporte da CM para uma comunicação alinhada com as ações da empresa, como o trekking, levou a marca a conquistar espaços nobres na mídia, como a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios – PEGN e a Você S/A. A exposição da marca, lembra Natália, atraiu novos clientes. A CM, segundo ela, é uma extensão da equipe da Planetun e é preciso confiar nos profissionais de comunicação e assessoria de imprensa para alcançar os resultados tão desejados.
Natalia comentou sobre os desafios de tocar um projeto de gestão operacional à distância – atualmente está no Canadá, em Ottawa, e depois seguirá para as cidades de Toronto, Vancouver e São Francisco, nos EUA. Segundo ela, os maiores desafios são manter a rotina e se dividir entre o trabalho e os estudos.
Sobre o fato de ser mulher e atuar em um mercado predominantemente masculino, o de seguros e de TI, Natália diz que o que mais pesou era o fato de que algumas pessoas a consideravam jovem demais para assumir um cargo de gestão, situação que ela contornou desde o início de sua carreira, quando se dedicava 100% ao trabalho e aos estudos justamente para conquistar seus sonhos. Ela diz que a comunicação e o trabalho da CM a ajudaram muito nesse aspecto ao ensinar a ela como se comunicar de forma mais clara e objetiva com sua equipe. A comunicação, segundo ela, está em todos os lugares e baliza o trabalho da empresa no momento de divulgar ações para o mercado.
Natália também deu algumas dicas e disse que ter foco e persistência para alcançar um cargo de gestão é importante. Ter visão de dono e ser protagonista no que está fazendo, além de cuidar da equipe, conhecer e saber o que poderá fazer para que se sintam mais valorizados.
1
Leave a Comment