Como a comunicação estratégica pode posicionar sua empresa como referência no setor?
Imagine que o seu cliente está pesquisando em um site de buscas sobre empresas que possuem uma boa reputação no mercado financeiro e ele não encontra nada sobre a sua? Seria horrível se isso acontecesse, não é mesmo? Mas, infelizmente, acontece.
Muitas empresas têm o seu trabalho invisibilizado e acabam perdendo muitas oportunidades, pois não sabem como e quando se posicionar.
Contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa ou Relações Públicas é fundamental para que esse tipo de situação não aconteça, independente do ramo de atuação, o objetivo da assessoria é sempre o mesmo: ajudar a agregar valor a marca, construir credibilidade e uma boa reputação com o público, sendo a ponte entre a empresa e a mídia. O que muda de um setor para o outro é apenas a estratégia.
No caso do setor financeiro, a chave está em tornar sua empresa fonte para a imprensa. Isso porque os jornalistas estão constantemente em busca de especialistas para analisar o fechamento diário da bolsa de valores, a variação dos juros, os investimentos mais vantajosos do momento, o cenário da economia brasileira, entre uma série de outros assuntos.
Nós sempre falamos que o trabalho da assessoria é um “trabalho de formiguinha”. É preciso ir aos poucos, vendo o que os profissionais da redação buscam e, com muito tato, ir fazendo o approach. Conquistando essa confiança, bingo! O jornalista vai saber que pode contar com você e com as suas fontes para fazer suas matérias. Sua empresa vai estar onde deve estar e solidificando sua imagem, transmitindo expertise, qualidade e conhecimento em sua área de atuação.
O trabalho da assessoria de imprensa no mercado financeiro: como funciona?
Independente de se tratar de uma empresa de investimentos, um banco, gestora ou uma consultoria financeira, a assessoria de imprensa ajuda a inserir as empresas e profissionais deste setor na mídia tradicional, com matérias publicadas em jornais, revistas, sites de notícias especializadas, TV, rádio, podcasts, além das redes sociais.
Quando se trata do mercado financeiro as notícias acontecem em tempo real, e geralmente podem impactar outros segmentos. Por isso, contar com a ajuda de um profissional para saber quando e como se pronunciar e não deixar nenhuma oportunidade na mídia escapar, é fundamental.
O assessor de imprensa saberá equilibrar as chamadas “hard news”, as notícias que estão em alta no momento, com conteúdos informativos, institucionais, educativos, e até mesmo, análises de mercado.
É papel da assessoria de imprensa identificar notícias em potencial, considerando o que há de relevante para comunicar para a imprensa, monitorar o que o setor está falando e acompanhar diariamente as oportunidades de pauta que surgem na imprensa, o que pode garantir uma entrevista em algum veículo de comunicação para comentar um tema ou até mesmo ter um conteúdo publicado na íntegra. O mais importante é que o assessorado seja consultado como especialista no segmento.
Aqui na agência nós temos diferentes cases de sucesso de empresas que se tornaram fontes constantes para a imprensa. A assessoria de investimento EWZ Capital, por exemplo, foi ouvida muitas vezes para analisar o fechamento da bolsa de valores e dar dicas de investimentos. Já a gestora de FIDCs Empírica analisou os investimentos e a evolução do mercado de construção civil no Brasil em grandes e importantes veículos do mercado financeiro.
Imprensa Especializada do Mercado Financeiro
A assessoria de imprensa para o setor financeiro é uma mídia segmentada, ou seja, um nicho de mercado especializado. Por isso, para tecer uma estratégia e construir um plano de comunicação neste setor é indispensável ter um mailing especializado em finanças.
Quais são os principais veículos de comunicação que falam sobre finanças no Brasil e quem são os jornalistas que estão por trás deles? É necessário ter a resposta na ponta da língua.
No Brasil temos alguns veículos renomados que atuam fortemente no setor e são acessados diariamente por pessoas estratégicas para o setor financeiro, como Valor Econômico, Folha de São Paulo, Estadão, Exame, Veja, Brazil Journal, Forbes entre outros.
Assessoria de Imprensa e o Mercado financeiro: Por que investir?
Vivemos em um país onde a educação financeira não é democratizada e existe um histórico de crises financeiras, mas aos poucos o assunto vem despertando o interesse popular. Segundo uma pesquisa divulgada pela B3, o número de investidores da Bolsa de Valores de São Paulo subiu para 5,8 milhões em 2022, o recorde da história. Número que representa 2,7% da população brasileira, estimada em 215 milhões de pessoas.
Neste cenário, investir em uma assessoria de imprensa especializada pode ajudar na construção da reputação da empresa, captar novos clientes e aportes financeiros. Afinal, os novos investidores não procuram apenas produtos financeiros rentáveis, mas sim, instituições financeiras confiáveis, pois quando o assunto é dinheiro todos querem se sentir seguros. Estar nas matérias dos principais veículos sobre o assunto é uma das principais formas de construir reputação e atrair quem busca instituições confiáveis para investir seu patrimônio.
Se a sua empresa recebe ou realiza um aporte, abre uma nova área de atuação ou inaugura uma unidade em novas regiões do país, você vai querer que o seu público saiba, não é mesmo? Apenas com o trabalho cuidadoso de uma assessoria de imprensa você vai obter esse resultado da melhor forma.
Benefícios de investir em assessoria de imprensa
Ter reputação, credibilidade, reconhecimento, visibilidade, confiança e, mais importante, ser visto como uma empresa ou profissional consolidado no mercado é algo que só a assessoria de imprensa consegue gerar.
A assessoria de imprensa atua criando conteúdos relevantes e transformando uma empresa em fonte de consulta de credibilidade, para que a sua imagem seja cada vez mais sólida.
Quando um investidor está pesquisando uma empresa para aplicar seu dinheiro, ou está na dúvida sobre qual contratar, esse cliente irá procurar uma empresa de investimentos com uma reputação estabelecida. A visibilidade que uma menção em notícias ou reportagens oferece, colabora para a construção da imagem de uma empresa séria e confiável, sendo um diferencial no momento da decisão de onde investir.
Além disso, outro benefício da assessoria de imprensa para o mercado financeiro é a prevenção e o gerenciamento de crises, que podem ser resultados de um mau posicionamento na mídia, como comentários ou ações inadequadas, ou até mesmo, avaliações negativas sobre um produto ou serviço financeiro oferecido.
O assessor de imprensa possui ferramentas para lidar, e até mesmo, antecipar uma crise de imagem, evitando qualquer possibilidade de interferência na reputação da empresa. Uma delas é o Media Training, ferramenta responsável por preparar um porta-voz para lidar com a imprensa.
Quem pode contratar uma assessoria de imprensa especializada no mercado financeiro?
Há diversas especialidades dentro do mercado financeiro e todas podem se beneficiar com o trabalho de um assessor de imprensa. Entre elas: economistas, assessorias de investimento, gestoras, corretoras, startups financeiras, bancos digitais, bancos de investimentos, bolsa de valores, etc.
Cases de assessoria de imprensa do mercado financeiro
Com uma trajetória consolidada na assessoria de imprensa no mercado financeiro, a Cris Moraes Comunicação se destaca pelo profundo conhecimento no setor e pelo relacionamento estratégico com os principais veículos de negócios, economia e investimento do país.
Nossa fundadora, a jornalista e assessora de imprensa, Cris Moraes, iniciou sua jornada na Expo Money, um dos maiores circuitos de educação financeira e investimentos do Brasil, onde trabalhou com grandes palestrantes, como Gustavo Cerbasi e uma série de grandes nomes do mercado, e construiu relacionamentos duradouros com jornalistas especializados no segmento.
Após sua atuação na GEO Eventos, agência responsável pelo evento, abriu sua própria agência boutique e assumiu a assessoria de imprensa da Magliano Corretora, a primeira corretora da B3, onde conduziu um trabalho estratégico de fortalecimento de marca na mídia.
Desde então, ampliando sua atuação no setor, passou a assessorar empresas como a Montebravo – que veio se tornar uma das maiores assessorias de investimentos da XP e, atualmente, se transformou em uma corretora de investimentos -, Empírica Investimentos, gestora de fundos especializada em FIDCs, Finpass (primeira fintech de crédito para empresas), EWZ Capital, assessoria de investimentos afiliada ao banco BTG Pactual e diversas gestoras, corretoras e fintechs do mercado. Além disso, já produzimos conteúdo para a Genial Investimentos e Funcesp (Vida Investe), desenvolvemos cartilhas de investimentos e atendemos fundos de pensão, consolidando nossa expertise em relações públicas e assessoria de imprensa para o mercado financeiro.
Se sua empresa busca uma assessoria de imprensa em São Paulo ou em qualquer região do país, conte com nossa experiência para construir reputação e gerar impacto na mídia.
Acesse nossa redes sociais Youtube, Instagram, Linkedin , Facebook
0
Leave a Comment