Fomos surpreendidos por uma crise mundial sem precedentes. Em meio a esse cenário, corporações e gestores se viram perdidos em um mar de novas informações e medidas a serem tomadas, que impactaram diretamente a tradicional estrutura dos negócios.
Em um momento de vulnerabilidade como este, é preciso planejamento e agilidade para conter a situação e mitigar os efeitos negativos. No universo da comunicação, trata-se de iniciar o processo de gerenciamento de crise.
Mas você sabe o que significa esse conceito? O gerenciamento de crise é um conjunto de ações planejadas de forma estratégica a partir dos problemas enfrentados por determinada empresa a fim de reduzir ou eliminar os impactos causados por esse cenário adverso, que gerou uma crise para a corporação.
No momento atual, os principais desafios das empresas estão ligados a garantir a saúde e segurança de seus profissionais, ao mesmo tempo que mantêm a sustentabilidade de suas operações. Contando com esse conjunto de ações bem executadas, o negócio consegue manter sua reputação e conter o prejuízo financeiro.
Faz parte do trabalho das agências de comunicação que atuam com assessoria de imprensa e comunicação interna trabalhar de forma assertiva para diminuir os efeitos da crise tanto em relação aos questionamentos dos veículos de mídia, como frente as diversas dúvidas e demandas de colaboradores e clientes. Para tanto, agência e empresa devem estar alinhadas para repensar estratégias e desenvolver novas ações junto aos gestores.
Na prática, inúmeras empresas falham ao enfrentar uma crise, justamente porque não contam com um apoio especializado para orientar o melhor caminho a seguir. Sem isso, muitas vezes acabam trocando os pés pelas mãos e até agravando a situação. O ideal em momentos como este é ser assertivo, verdadeiro e, principalmente, estar aberto a responder os questionamentos de forma clara e objetiva.
As consequências de uma crise podem ser graves e chegarem até a arruinar uma reputação de mercado que levou anos para ser construída. Sua empresa está preparada para lidar com os riscos? Com um plano de comunicação de gerenciamento de crise pronto para ser implementado, seu negócio terá as respostas certas para os questionamentos. Quando se trata de imagem e valor da marca, é realmente melhor prevenir do que remediar!
1
Leave a Comment