Todas as marcas precisam se adaptar às exigências e inclinações da sociedade para fortalecer sua identidade e se aproximar mais do seu público-alvo, ganhando destaque em um mercado tão competitivo. Assim surge o Media Training, como um treinamento onde é possível preparar um ou mais profissionais por meio dos três pilares da oratória: a expressão vocal, a expressão corporal e a mensagem, para atuarem como porta-vozes de uma empresa ou marca.
Preparar porta-vozes para se relacionar com a mídia é fundamental em uma era onde a comunicação se consolidou como uma das habilidades mais importantes e cruciais, afinal uma boa entrevista pode construir uma imagem positiva perante o público, reverberar conteúdos positivos durante dias com a imprensa e, até mesmo ajudar a reverter uma crise.
O papel do Media Training é fundamental para que os porta-vozes consigam ter impactos positivos em sua comunicação.
Mas afinal, o que é Media Training?
Na prática, o Media Training tem como objetivo preparar porta-vozes responsáveis por representar a comunicação oficial das organizações, por meio da utilização de técnicas para desenvolver a oratória, a postura corporal e profissional, técnicas de memorização e treinos das mensagens-chaves sobre os assuntos mais importantes da instituição, para que eles consigam lidar diretamente com a mídia, traçando diálogos externos nas mais diversas situações e canais de comunicação, como, por exemplo:
- Lidar com a imprensa;
- Interagir nas redes sociais;
- Fazer pronunciamentos oficiais;
- Participar de entrevistas ou debates nas mais diferentes plataformas;
- Estar presente em workshops e eventos;
- Participação em Podcasts;
- E até mesmo em encontros pessoais.
O Media Training oferece treinamentos distintos para cada tipo de situação. Afinal, para se pronunciar com precisão é preciso estar preparado e requer conhecimentos técnicos. O relacionamento com a imprensa deve ser preciso e eficaz, as palavras ditas jamais podem apresentar um duplo significado e a mensagem deve ser sempre clara, eliminando qualquer espaço para margem de interpretações da mídia.
O ideal é que essa preparação ocorra antes mesmo de qualquer comunicação proativa com os veículos. Também é importante definir a lista de porta-vozes da instituição antes de começar o treinamento.
E como escolher o profissional ideal para receber o Media Training?
Geralmente, pessoas com maior desenvoltura e uma comunicação mais assertiva são as primeiras a serem cotadas, mas isso não é garantia de sucesso. Ser desinibido e “falar bem” não são os únicos fatores a serem considerados, as pessoas escolhidas devem passar credibilidade e ter uma postura exemplar.
Para essa escolha deve ser levado em consideração os cargos de alto escalão, como presidentes e diretores, devido a sua exposição constante, e também especialistas que entendem de assuntos específicos com profundidade, já que esses profissionais são frequentemente requisitados em entrevistas.
Após a escolha dos profissionais, como funciona o Media Training?
O Media Training é iniciado pela apresentação da equipe que irá ministrar o treinamento, depois é realizada uma entrevista com o porta-voz para uma avaliação inicial.
Fora isso, o profissional de relações públicas irá explicar sobre o funcionamento da imprensa, dando dicas de como se portar, tanto na linguagem corporal e expressões faciais, até mesmo em qual roupa utilizar, também é trabalhado o foco na mensagem principal a ser passada para a imprensa. Além disso, cabe a esse profissional indicar o melhor caminho para se relacionar com os profissionais da mídia.
O treinamento é finalizado por uma segunda simulação de entrevista com o mesmo profissional, para que o porta-voz possa colocar em prática todo o conhecimento que lhe foi oferecido.
É válido lembrar que o roteiro de treinamento é flexível e varia mediante as necessidades da instituição.
E quanto tempo dura?
Fica a cargo da equipe responsável de cada instituição definir a necessidade do cliente, já que o tempo de duração de um Media Training não é fixo, podendo ser ministrado durante parte de um dia ou um dia inteiro, mas um treinamento mais completo dura idealmente três dias.
Um Media Training para cada tipo de desafio
Há pouco tempo, fizemos um post explicando para você o que é o Media Training e porque você precisa dele[2] . Hoje, o foco será a escolha do modelo mais adequado de treinamento para você ou sua equipe, já que o Media Training possui variações e enfoques diversificados para cada situação.
Existem treinamentos mais específicos como o Media Training de Crise, Speaker Training ou até mesmo, Social Media Training. Mas o que cada um tem de diferente?
Como saber qual o melhor Media Training para a sua necessidade?
Cada um deles possui objetivos diferentes para necessidades diferentes, mas todos simulam situações que o porta-voz pode enfrentar.
Media Training de Crise – ele simula situações de crise em que os executivos são colocados em uma sala e recebem algumas informações relativas a um suposto problema e tem que lidar com ele e ao mesmo tempo lidar com a imprensa.
Speaker Training – é voltado para a preparação de um porta-voz para falar em público ou para melhorar sua apresentação com a imprensa em diversas situações, não apenas entrevistas.
Social Media Training – é um treinamento mais inovador, que visa preparar os porta-vozes para lidar com as redes sociais. É voltado para empresas que querem qualificar melhor seus colaboradores e evitar problemas nas redes sociais, já que entendem que além de seus porta-vozes, o comportamento dos seus colaboradores nas redes sociais também podem impactar sua imagem perante o público.
Mas por que investir em Media Training?
Não basta ter um alto nível de qualidade no seu nicho, é preciso saber se comunicar de forma impactante e positiva para demonstrar sua excelência e seus diferenciais no mercado.
Por isso, investir em profissionais altamente treinados ou capacitar aqueles que já estão ao seu lado, é o caminho certo para colocar sua organização em evidência no cenário atual.
Além disso, uma das fortes tendências entre grandes empresas é a humanização da marca. Essa estratégia visa construir uma ponte que aproxima as instituições do seu público-alvo para que seja possível estabelecer uma relação de confiança que impacta na decisão de compra.
Esse é um benefício claro que a contratação do Media Training traz para sua empresa ou marca, esse profissional está apto a fazer isso da melhor forma.
Fora isso, o Media Training pode ajudar sua empresa a:
- Ter uma imagem externa bem definida e sólida;
- Ter uma identidade forte e facilmente identificável.
- Ter um discurso mais alinhado;
Construir uma marca consolidada, presente imaginário no popular e manter um bom relacionamento com a imprensa é essencial para aumentar a visibilidade positiva na mídia, mas isso requer preparo e dedicação, você precisa estar pronto para lidar com as diversas situações que a exposição midiática pode trazer e com as novidades de uma sociedade que está em constante transformação.
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