Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

Metaverso já é real e empresas precisam entender suas funcionalidades 

    Home Concentrix Metaverso já é real e empresas precisam entender suas funcionalidades 
    PróximoAnterior

    Metaverso já é real e empresas precisam entender suas funcionalidades 

    Por Cris Moraes | Concentrix | 0 comment | 1 dezembro, 2022 | 0

    *Por Claudia Gimenez

    O Metaverso, que promete ser uma extensão virtual do mundo físico, está chegando para revolucionar o dia a dia e as empresas. Diferentes companhias já anunciaram a presença neste novo universo. Embora diversas questões relacionadas a ele ainda não estejam totalmente claras e sua tecnologia ainda esteja em desenvolvimento, já é possível tirar proveito desta novidade.

    Por se tratar de um espaço aberto, que permite reunir pessoas, ele deve reduzir distâncias, proporcionando uma experiência mais realista e imersiva do mundo digital. Para empresas, por exemplo, já é possível realizar reuniões e eventos, colocando todos os colaboradores em um mesmo espaço, com muita proximidade, mesmo que estejam todos em home office, em sedes distantes ou até mesmo em outros países. É uma evolução muito grande em relação às reuniões via Google Meet ou Zoom.

    Líderes de empresas poderão se aproximar e conversar com colaboradores de forma simplificada, bastando o toque de uma tecla. O que muitas vezes é impossível no mundo real pode ser realizado de forma virtual, com a aproximação entre as altas lideranças e todos os times, trazendo uma relação de confiança que muitas vezes é dificultada pelas distâncias. Sou executiva e sei como é difícil conhecer todos os colaboradores, mas valorizo muito a proximidade e o acesso. Gosto de entrar nas salas de reunião, conversar com todos que estão ali presentes e me apresentar. Sei que muitos talvez nunca me conheçam pessoalmente por conta da distância, mas o metaverso permite que estejamos próximos fisicamente.

    Para o consumidor, essa proximidade abrirá uma ampla gama de possibilidades. A ideia do metaverso é que as pessoas consumam produtos e tenham experiências imersivas, como ir a lojas, comprar roupas e até ir a restaurantes. Se antes a integração de canais era uma tendência – a chamada omnicanalidade – hoje ela já é realidade e considerada uma obrigação das empresas. O mesmo deve acontecer com o metaverso: a presença das marcas será obrigatória. Isso certamente gerará novas necessidades em termos de customer experience e customer service. Ter os parceiros certos para cobrir as novas exigências será essencial.

    Tem outra questão ainda mais atrativa: as vantagens para a realização de treinamentos – difíceis no mundo real. Todas as unidades podem receber as mesmas aulas e atualizações, ao mesmo tempo, evitando desperdício de tempo e deslocamentos. O mesmo vale para eventos e ações de descompressão, como palestras, aulas de yoga e pequenas celebrações. Com a pandemia, engajar os colaboradores se tornou mais difícil e o metaverso permite contornar estes problemas com a aproximação e um pouco de calor humano. Percebi como isso faz falta com o isolamento.

    Vale observar que o universo tem um grande potencial para gerar novos negócios, sendo esta uma das razões pela qual as empresas precisam ficar atentas para a novidade. Quem não se atualizar e estiver preparado o quanto antes para aderir ao metaverso ficará para trás. Ele será parte da rotina dos negócios, para interação interna e contato com clientes. Como CEO, eu gosto de estar por dentro de tudo o que acontece na empresa e nos nossos clientes – e o metaverso é uma das melhores maneiras de tornar isso possível. As marcas cada vez mais devem aderir a unidades e produtos virtuais, o que já está sendo feito por gigantes globais como Coca-Cola, Adidas, Walmart, Bulgari, entre muitas outras.

    A promessa é que imagens, vídeos, textos, dados e sons sejam transmitidos de forma mais rápida, eficaz e com melhor qualidade. Este é mais um fator pelo qual as comunicações sofrerão uma nova revolução, que já havia começado com as redes sociais, as chamadas de vídeo e WhatsApp.

    O metaverso também será uma boa ferramenta para contratação de profissionais. Muitas vezes os candidatos moram em locais distantes da sede e farão trabalho remoto. A possibilidade de conhecê-los de forma virtual permite verificar o perfil de cada um, ao mesmo tempo em que eles terão a oportunidade de conhecer a empresa melhor, preparando-os para o trabalho. 

    É importante notar que o metaverso ainda é algo muito novo e que está em desenvolvimento. Nesta fase, os próprios colaboradores podem dar sugestões e ajudar as companhias a aderir à tecnologia. O que pode parecer fundamental e funcional para as lideranças pode não atender as necessidades do dia a dia das equipes e ter esse feedback é importante para escolher um sistema e um formato adequados. A troca entre os times deve ser feita com muito carinho, demonstrando o cuidado que a empresa tem por seus colaboradores.

    Um dos principais pontos a ser levados em consideração é que a tecnologia precisa ser acessível. Vale lembrar que nem todas as pessoas têm óculos de VR, super câmeras ou internet ultrarrápidas – principalmente se pensarmos no Brasil. Facilitar o acesso a essas tecnologias torna a adesão de todos os integrantes de uma mesma empresa mais factível. É possível utilizar softwares instalados nos computadores, sem necessidade de 3D, apenas com a montagem de avatares, por exemplo.

    Inovar e aderir às mudanças é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. No entanto, a tecnologia não caminha sozinha. O metaverso deve sempre ser pensado de maneira a aprimorar e completar o elemento humano, pessoal, nunca para substituí-lo. Afinal, empresas são feitas de pessoas para pessoas.*Claudia Gimenez é vice-presidente e gerente geral da Concentrix Brasil, multinacional de soluções de customer experience.

    0
    No tags.

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • Programa de Saúde e Bem-estar da Concentrix é reconhecido pelo Prêmio HRS do Brasil 2022

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Multinacional foi premiada na categoria Programas de Saúde e Bem-estar devido ao Toc Toc, iniciativa interna voltada para a saúde mental dos colaboradores  A Concentrix, multinacional de soluções de customer experience e tecnologia reconhecida peloSaiba Mais

      0

    • Concentrix é reconhecida como referência em customer experience com cinco prêmios

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Multinacional recebeu troféus do XXII Prêmio ABT de Excelência no Relacionamento com o Cliente  A Concentrix, multinacional de soluções de customer experience e tecnologia reconhecida pelo GPTW, foi eleita Empresa de Excelência em Contact CenterSaiba Mais

      0

    • Concentrix abre 400 vagas para atendimento de e-commerce
       

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Multinacional realiza feira da empregabilidade para seleção e contratação imediata de profissionais em Fortaleza para trabalho 100% remoto A Concentrix, multinacional de soluções de customer experience e tecnologia reconhecida pelo GPTW, irá realizar nos diasSaiba Mais

      0

    • Concentrix está com 600 vagas abertas para contratação imediata

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Empresa promove semana da empregabilidade e realiza evento presencial para seleção e contratação imediata de profissionais A Concentrix, multinacional de soluções de customer experience e tecnologia reconhecida pelo GPTW, irá realizar amanhã (15/6) e naSaiba Mais

      0

    • Concentrix está com 200 vagas abertas para contratação imediata

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Empresa promove semana da empregabilidade e realiza evento presencial para seleção e contratação imediata de profissionais A Concentrix, multinacional de soluções de customer experience e tecnologia reconhecida pelo GPTW, está realizando um evento para seleçãoSaiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente