Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

O relacionamento entre redação e assessor de imprensa: saiba como foi a live com Geovana Pagel

    Home Blog O relacionamento entre redação e assessor de imprensa: saiba como foi a live com Geovana Pagel
    PróximoAnterior

    O relacionamento entre redação e assessor de imprensa: saiba como foi a live com Geovana Pagel

    Por Cris Moraes | Blog | 0 comment | 6 abril, 2022 | 0

    A segunda live da série Construindo Uma Carreira de Sucesso como Assessor de Imprensa foi muito especial. Recebi Geovana Pagel, jornalista a quem admiro muito e que, além de tudo, é uma grande amiga. 

    Conheci a Geovana na Unisinos, no Rio Grande do Sul, quando cursamos jornalismo, e depois ficamos mais próximas na TV Unisinos, onde fizemos estágio. Desde então não nos separamos mais. Gaúchas, viemos morar em São Paulo na mesma época, e outra curiosidade é que também já moramos juntas em Londres, quando fomos estudar inglês. Aqui em São Paulo trabalhamos na mesma época em uma agência de notícias e logo depois seguimos caminhos profissionais diferentes. E ainda que estivéssemos atuando profissionalmente em lados opostos, mantivemos um contato próximo já que o nosso dia a dia de trabalho envolvia o mercado financeiro.

    Durante a live que tinha como tema principal o relacionamento entre redação e assessor de imprensa, Geovana falou sobre a sua primeira oportunidade de trabalho em São Paulo, na ANBA, Agência de Notícias Brasil-Árabe, sobre o período em que atuou como repórter e editora na revista IstoÉ Dinheiro, e também sobre seu atual desafio como editora do Estadão E-Investidor. 

    COMO TER UM BOM RELACIONAMENTO JORNALISTA/ASSESSOR DE IMPRENSA

    Para Geovana o importante no universo da comunicação é compartilhar histórias, seja você jornalista ou assessor de imprensa. Ela destacou a importância de conhecer o perfil dos veículos de comunicação e das editorias para quem o assessor quer divulgar uma informação. Muitas vezes, segundo ela, o assunto pode não interessar para o jornalista que recebeu a sugestão de pauta ou o release, mas pode ser atraente para outro profissional. 

    O assessor precisa ter clareza sobre o assunto que está divulgando e pensar sobretudo no que quer transmitir. Geovana diz que os jornalistas recebem muitas sugestões de pauta ao mesmo tempo, e que o importante para o assessor é traçar um planejamento, com criatividade e inteligência, para que assim possa se diferenciar e obter os resultados que tanto almeja. Ela disse, ainda, que o jornalista deve sempre ser sincero a respeito do potencial da pauta e que o assessor não deve levar uma eventual recusa para o lado pessoal, mas entender que se isso acontecer é porque o assunto não é relevante para o perfil do veículo ou interessante naquele momento.

    AS DICAS DE GEOVANA PARA ASSESSORES E FUTUROS ASSESSORES DE IMPRENSA

    Uma delas é evitar ligar ou enviar mensagens de whatsapp para os jornalistas em dias e horários não apropriados, como os de fechamento das revistas semanais, por exemplo, ou durante o deadline dos veículos impressos, como os jornais diários. Ela lembrou que começou a trabalhar no E-Investidor no ano passado, durante a pandemia, e que por causa disso não vê problemas em receber mensagens com sugestões de pautas no whatsapp, uma ferramenta que passou a ser utilizada pela maioria dos assessores para o contato com os jornalistas, já que muitos estavam em home office, mas observa que o assessor deve sempre enviar mensagens curtas, com poder de síntese para vender a pauta.

    Ainda sobre a pandemia e a adaptação a essa nova dinâmica, Geovana contou que sua equipe do E-Investidor se conheceu pessoalmente somente algum tempo depois, quando conseguiram marcar um almoço. Os encontros eram virtuais, como o que ainda vem acontecendo no momento. Por isso, acredita, tanto assessores quanto jornalistas tiveram que se adaptar à nova realidade e aprender a utilizar as novas ferramentas sem que isso pudesse causar desconforto para qualquer um dos lados.

    Outra dica de Geovana para os assessores é que tratem bem o jornalista, seja ele de um veículo grande ou pequeno. Muitas vezes, o jornalista que hoje trabalha em um pequeno site pode, no futuro, passar a atuar em um grande jornal. Geovana lembrou que quando trabalhava na ANDA pediu uma entrevista com o executivo de uma grande empresa para a assessoria de imprensa. Como a assessora demorou para dar retorno, ela conta que nesse meio tempo conseguiu o telefone do executivo e ligou direto para ele, que a atendeu prontamente para a entrevista. Horas depois Geovana recebeu um email da assessora dizendo que o executivo em questão estava fora do país, viajando, e que não poderia dar a entrevista. O fato é que ela já havia feito a entrevista.

    Por isso, a lição que fica para os assessores que querem manter um bom relacionamento com os jornalistas é que façam o seu dever de casa. Um bom relacionamento pode fazer com que o jornalista lembre sempre que pode contar com o seu trabalho e pedir dicas de fontes para as matérias do dia a dia.

    0
    No tags.

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • 6 tendências de comunicação para 2026

      Por CRIS MORAES | 0 comment

      Todos os anos, alguém anuncia “as grandes tendências da comunicação”. Mas poucas vezes essas tendências nascem das conversas verdadeiras, das dores do mercado, do que as pessoas sentem, vivem e verbalizam quando estão diante deSaiba Mais

      0

    • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta

      Por Cris Moraes | 0 comment

        No último dia 11 de novembro, São Paulo foi palco de mais uma edição do POD Ser Pauta — A conversa que vira pauta, idealizado e conduzido por Cris Moraes, assessora de imprensa, PRSaiba Mais

      0

    • Assessoria de Imprensa e o Relacionamento com Influenciadores

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Diante do crescimento da era digital e do uso constante e assíduo das redes sociais, influenciadores se tornam, cada vez mais, fontes de informação e referências para os consumidores.  Dessa forma diversas áreas profissionais tiveramSaiba Mais

      0

    • Quando planejamento e resultado caminham juntos: o case Olympikus como lição de PR (e paixão pela corrida)

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Sou corredora. Daquelas que acorda cedo para correr e que escolhe o tênis com o mesmo carinho com que escolhe uma boa pauta. Sempre usei marcas mais tradicionais, como a Asics — e ainda gostoSaiba Mais

      0

    • O futuro da assessoria de imprensa sempre foi sênior: por que o mercado não comporta mais plenos medianos

      Por Cris Moraes | 0 comment

      No último episódio do meu podcast, falei ou melhor, desabafei, sobre os diferentes níveis de maturidade profissional na assessoria de imprensa — o júnior, o pleno e o sênior. O episódio foi direto, mas aSaiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente