Na primeira live da série Construindo Uma Carreira de Sucesso como Assessor de Imprensa, recebi Fabiana Abel, Head de Broadcasting da Soko, para contar um pouco sobre o seu trabalho na agência de earned media. Por meio de dados, a Soko cria e conecta histórias de marca com contadores de histórias para atingir organicamente a audiência correta. Fabi é jornalista, com mais de 13 anos de experiência em comunicação corporativa, e foi minha primeira estagiária, logo quando me tornei gerente da Expo Money, por volta de 2007. De lá pra cá, Fabi se tornou uma profissional de sucesso.
Fabi falou sobre o seu início de carreira, de como foi importante ter conhecido o funcionamento do dia a dia de trabalho de um assessor de imprensa para o seu trabalho atual. Ela explicou que ter trabalhado na área de eventos a ajudou a muito a desenvolver projetos em uma agência criativa como a Soko. Fabi destacou que é preciso ter resiliência, paciência e agilidade para atuar como assessor de imprensa e que muitas vezes é preciso pensar rapidamente como cativar o jornalista ou até mesmo lidar com uma situação de crise. Ainda sobre crise, ela destacou sobre a importância de ouvir e entender o caso para decidir quais estratégias seguir.
Para Fabi uma das maiores mudanças no mercado de comunicação dos últimos anos foi a junção da área comercial, ou marketing, com a redação. Esse é um processo que, segundo ela, ainda estamos aprendendo a entender, e a lidar. Hoje, mais do que nunca, segundo Fabi, é preciso criar histórias interessantes e ser muito estratégico para levar essas narrativas para o para o jornalista. Outra mudança que ela acredita ter causado um impacto relevante é a presença dos influenciadores. Mas para que uma ação alcance os resultados almejados é importante avaliar, sempre, a reputação e a credibilidade do influenciador.
As principais dicas e habilidades para quem quer trabalhar na área de assessoria de imprensa, segundo Fabi, é ser curioso, ser confiante, pensar fora da caixa e desenvolver a criatividade. A assessoria de imprensa ganhou espaço no desenvolvimento de campanhas de marketing, nos processos de criação. Segundo Fabi, com a internet temos que ter um olhar para sair do eixo tradicional de veículos tradicionais e apostar em espaços novos, que possam dialogar com o target do cliente. Desenvolver um olhar criativo para gerar histórias interessantes é um dos pontos altos para se tornar um bom gestor e uma liderança na área de comunicação, principalmente na área de assessoria de imprensa, diz Fabi.
0
Leave a Comment