Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

Páscoa, uma oportunidade para educar financeiramente

    Home Marcia Tolotti Páscoa, uma oportunidade para educar financeiramente
    PróximoAnterior

    Páscoa, uma oportunidade para educar financeiramente

    Por Cris Moraes | Marcia Tolotti | 0 comment | 3 março, 2021 | 0


    *Por Márcia Tolotti

    A Páscoa representa um momento de passagem para os gregos, de renascimento na cultura judaica e de fertilidade para os egípcios. Mas, na sociedade em geral, representa um domingo recheado com muitos doces, inúmeros ovos de chocolate e algumas dívidas no bolso. Agora na pandemia, então, a situação se complica ainda mais, com o isolamento, o desemprego e a alta dos preços.

    De acordo com a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, os ovos de Páscoa ficaram em média 11% mais caros neste ano, assim como os bombons e barras de chocolate, que tiveram um aumento de 10% em seus preços. Esta alta, somada a uma média prevista de 14,6% de desemprego para este ano (contra 13,5% no ano passado) demonstram a importância de maneirar nas compras para esta Páscoa.

    São comuns as dívidas financeiras por parte daqueles que comprarão parceladamente ou utilizarão algum tipo de crédito e, dívidas afetivas, para os pais que porventura não conseguirem comprar nada. Estes, muito provavelmente, serão invadidos por um sentimento de culpa para com seus filhos.

    Mas afinal, o que é a Páscoa? Basta entrarmos em um supermercado, para descobrirmos os segredos da toca do coelho. Corredores cuidadosamente construídos com ovos formam um túnel – e não há como fugir deles – que combinados com o fantástico cheiro de chocolate e, com alegres coelhos espalhados por todos os lados, proporcionam uma incrível experiência sensorial.

    Atualmente, comprar não é mais um simples ato, mas uma experiência adquirida. A visão, o olfato e o tato agarram o consumidor com sutis e poderosos tentáculos.

    E assim, mais do que vida e fertilidade, a Páscoa parece estar se transformando na renovação de algum endividamento. Em um cenário de grande crise econômica, o perigo é ainda maior.

    Considerar informações, conversar com os filhos, buscar alternativas menos onerosas, dizer não, transformar dados estatísticos em visão crítica e motivar para escolhas equilibradas, pode ser a verdadeira renovação da Páscoa.

    Entre as principais dicas para fugir do consumismo da época estão evitar a exposição dos pequenos à publicidade. Caso não seja possível evitar, vale conversar com as crianças, explicar que as propagandas não correspondem à realidade e ajudar a criar pensamento crítico nas crianças ao mostrar as mensagens subliminares contidas na publicidade. O mesmo vale para influenciadores mirins, que costumam fazer vídeos mostrando os brinquedos.

    Trocar os chocolates industrializados por opções artesanais e fazer os ovos em casa são boas substituições, que ajudam a economizar, a conscientizar os pequenos e auxiliam os microempreendedores que têm na venda de doces sua alternativa de renda. Além disso, vale mostrar para as crianças que a Páscoa não é gastar com brinquedos caros ou se entupir de chocolate, mas sim um momento de brincar e de reforçar o espírito de renovação, de novo começo e de esperança.

    *Márcia Tolotti é psicóloga e psicanalista, consultora e especialista em educação psicofinanceira pessoal e corporativa. Já publicou sete livros sobre autoconhecimento e mercado psicofinanceiro, como ‘O Desafio da Independência – Financeira e Afetiva’, que já teve mais de 50 mil exemplares vendidos, e ‘As Armadilhas do Consumo’. https://marciatolotti.com.br/

    0
    No tags.

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • É SEMPRE AMOR MESMO QUE ACABE

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Quando comecei a pensar sobre o amor foi para tentar dar contorno, segurança e completude ao que eu sentia. Quando cresci e me tornei uma profissional da área da saúde mental continuei tentando compreender esseSaiba Mais

      0

    • Saúde mental: os males expostos pela pandemia

      Por Cris Moraes | 0 comment

      *Por Márcia Tolotti Não é de hoje que o ser humano foi se transformando em um sujeito atópico, com dificuldade de encontrar seu lugar e com uma sensação de inconsistência. A pandemia exacerbou os sentimentosSaiba Mais

      0

    • Como fazer o seu 13º salário render mesmo diante da crise?

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Com o fim do ano chegando, muitas pessoas não veem a hora de receber o tão aguardado décimo terceiro salário e ter dinheiro extra para as compras de Natal, viagens de férias, pagar contas atrasadasSaiba Mais

      0

    • O dilema da falsa consciência: Como as redes sociais contribuem para isso?

      Por Cris Moraes | 0 comment

      *Por Márcia Tolotti É fácil compreender o motivo pelo qual muitas pessoas estão comentando o documentário “O Dilema das redes” da Netflix, porque, de fato, é um impasse que ocorre nas redes sociais com fortesSaiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente