- Um estudo com 1.000 solteiros revela que quase metade dos brasileiros já confundiu os matches nos apps de relacionamento porque falam com muitas pessoas ao mesmo tempo
- O aplicativo global de relacionamentos Inner Circle está lançando a campanha Chat de Responsa para revolucionar a paquera
- O pacote inclui diversos recursos para aumentar a qualidade da paquera e das conversas entre os matches, incluindo ‘conversas fixadas’ para incentivar a busca por qualidade ao invés de qualidade, medidas anti ghosting e opções de encerramento de chats
Atualmente, uma pessoa que usa ativamente apps de date tem, em média, 15 chats ativos*. Uma pesquisa do aplicativo global de relacionamentos Inner Circle revelou que fazer malabarismos com tantas conversas abertas ao mesmo tempo está fazendo com que os usuários escorreguem e confundam seus matches.
Quase metade dos entrevistados (43%) admitiu ter tido um ‘deslize’ ao conversar com alguém, confundindo um match com outro. Aquela pessoa que você achava que tinha um cachorro fofo? É outro cara. Constrangedor, certo? Confundir as pessoas pode ser desagradável, mas não é incomum – para muitos solteiros, ser confundido com outra pessoa é um sentimento familiar. Embora uma em cada três pessoas admita que conversa com vários matches ao mesmo tempo para aumentar suas chances de encontrar alguém interessante, o Inner Circle acredita que esse não é um método eficaz.
Os aplicativos de relacionamento têm sido vistos como um lugar onde as conversas não levam a lugar nenhum, onde há ghosting e falta de esforço da outra parte. Em uma missão para melhorar a qualidade da paquera e ajudar as pessoas a encontrarem seu match, o Inner Circle organizou uma pesquisa sobre os maiores ‘conversation killers’ – aquelas mensagens ou situações que te fazem pegar bode da outra pessoa instantaneamente – para ajudar os solteiros a flertar da melhor maneira.
Os padrões são baixos, mas são os solteiros que estão diminuindo a barra
Pode ser verdade que quase metade das pessoas têm, em média, 15 chats abertos nos apps, mas os solteiros estão mesmo procurando por qualidade – ao falar com alguém novo, a maioria das pessoas prefere que o outro envie mensagens de algumas linhas (72%), indicando que mensagens curtas não são ideais. Se a resposta não chega em 24 horas, os solteiros já assumem que estão sofrendo com ghosting. Metade dos entrevistados diz que o ideal é trocar algumas mensagens por dia para manter a conexão.
Mas só porque seu match espera respostas rápidas, não significa que eles estejam dispostos a levar o match para o offline imediatamente. Mais da metade dos solteiros (56,8%) prefere conversar com alguém por alguns dias antes de marcar um encontro ou de se jogar de cabeça nisso.
Os maiores ‘conversation killers’
Quer se destacar entre os inúmeros bate-papos que a outra pessoa tem abertos? Há algumas coisas importantes que você deve evitar. Responder apenas com sim, não e talvez não te levará adiante, já que mais da metade (53,6%) dos solteiros indicaram que respostas de uma palavra são o seu maior conversation killer. Matches que nunca fazem perguntas sobre o outro estão logo atrás em segundo lugar (52,2%) na lista.
Se você está pensando em falar apenas sobre você para o seu match, repense. Um em cada três (36%) solteiros diz que isso os faz desistir da conversa. Se você quer aumentar suas chances, tente manter as coisas interessantes e não transforme o papo em um monólogo. Seu match também espera que você se dedique à conversa, já que, para 38% deles, ser presunçoso os faz perder o interesse.
Os membros do Inner Circle também contaram algumas histórias de conversation killers que já aconteceram com eles. Entre as mais brochantes estão: “perguntaram se tinha problema a mãe ir junto no primeiro date”; “meu match me chamou para ir a um casamento depois de apenas um dia de conversa”; e, o nosso favorito, “me perguntaram o que eu gostava de fazer enquanto usava o banheiro”.
Então, qual a solução?
O Inner Circle está em uma missão para mudar o cenário da paquera, inibindo o ghosting, as horas perdidas e os bate papos sem esforço da vida dos solteiros. É por isso que o aplicativo está lançando a campanha ‘Chat de Responsa’, com novas ferramentas disponíveis para ajudar os solteiros a terem dates melhores e conversas de qualidade.
As novas ferramentas incluem:
- Conversas Fixadas: o usuário poderá fixar até 5 conversas. Assim, ele poderá se concentrar nos seus chats favoritos.
- Você que decide: o membro poderá aceitar ou não uma nova solicitação de bate-papo, em vez de deixar alguém sem resposta.
- Lembretes anti-ghosting: caso o usuário não responda alguém por mais de 48 horas, ele receberá um lembrete para continuar a conversa.
- Finalizar conversa: o app dará aquela ajudinha extra na hora de dizer à outra pessoa que o usuário não está na mesma vibe que a dela.
- Mensagens de encerramento: agora o membro terá o encerramento que merece quando alguém decidir encerrar uma conversa.
Crystal Cansdale, dating expert do Inner Circle, explica: “Do jeito que estamos indo, os aplicativos de relacionamento correm um risco muito real de afastar as pessoas da paquera. Como podemos dizer às pessoas ‘você pode achar seu match aqui’ quando se tem uma grande chance delas terminarem em conversas sem sal com alguém que também está colocando o mesmo (mínimo) esforço em mais de 15 outras conversas? O novo pacote ‘Chat de Responsa’ segue o nosso trabalho para desafiar os solteiros a paquerarem melhor e nos ajuda a viver com uma simples regra: não desperdice o tempo das pessoas”.
* Quase metade dos usuários de aplicativos de relacionamento (46%) dão match com alguém todos os dias – uma média de 28 por mês. 57% das conversas do Tinder terminam após uma mensagem – o que significa que 15,96 dessas correspondências continuam além de uma mensagem e são consideradas uma “correspondência ativa” (arredondada para 15 em média).
Sobre a pesquisa
O Inner Circle realizou uma pesquisa com 1.000 solteiros no Brasil entre agosto e setembro de 2022 para descobrir a opinião da população sobre relacionamentos.
Sobre o Inner Circle
Inner Circle é um aplicativo de relacionamentos diferente, criado a partir da crença de que qualidade é melhor do que quantidade. 4.5 milhões de solteiros focados em suas carreiras – de todas as esferas da vida – em 66 cidades de 29 países, formam a comunidade do Inner Circle. A equipe por trás do aplicativo analisa cada perfil através de critérios de segurança, esforço e mindset para que os membros vejam apenas perfis detalhados de pessoas com quem eles realmente gostariam de sair. Os membros são incentivados a se encontrarem por meio do aplicativo, em eventos exclusivos do Inner Circle e na vida real. A empresa de tecnologia autônoma e independente foi fundada em 2012 em Amsterdã e foi classificada na lista FT 1000 2021 como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa. Para acompanhar tudo sobre Inner Circle, visite o site ou siga a marca no Instagram @innercircleco.
Leave a Comment