O aplicativo global de relacionamentos Inner Circle, que está em uma missão para fazer com que os solteiros tenham dates melhores, conduziu um experimento social para replicar o que acontece com a paquera nos aplicativos – e a reação foi hilária. Atualmente, uma pessoa que usa ativamente apps de relacionamento tem, em média, 15 chats ativos*. Isso pode parecer possível de organizar nos apps, mas será que funciona na vida real?
Stephanie, 32 anos, solteira e moradora de Londres, se uniu ao Inner Circle, para reproduzir na vida real o que rola dentro das telas dos apps ao convidar todos os matches dela para ir ao mesmo encontro. O plot twist? Todos foram convidados para o mesmo date – o mesmo lugar, o mesmo horário, a mesma mulher.
Stephanie convidou todas as pessoas com quem estava conversando no momento – sim, todos os 20 caras – para ir a um encontro em um bar na cidade. As reações hilárias dos matches da Stephanie falam tudo: é impessoal e contraproducente falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Ninguém ficou feliz. Stephanie não foi capaz de lembrar os nomes, os matches dela não tiveram tempo de qualidade com ela, e alguns até foram embora reclamando que “se sentiram como se fossem apenas um número” — o que é compreensível, considerando que eles esperavam ser únicos.
O experimento do Inner Circle com Stephanie evidenciou o problema em crescimento nos aplicativos de relacionamento após 10 anos ‘arrastando para o lado’. Mas quão ruim é esse problema?
Uma pesquisa descobriu:
- Enquanto os solteiros têm, em média, mais de 15 chats abertos, eles continuam procurando por qualidade nos matches – quando estão falando com alguém novo, a maioria das pessoas quer receber mensagens de algumas linhas (72%), indicando que ser curto e direto não vale a pena.
- Se a resposta não chega em 24 horas, os solteiros já assumem que estão sofrendo com ghosting. Para o seu match, comunicação é a chave – e você precisa ter isso em mente para fazer dar certo.
- Com, em média, 15 conversas abertas ao mesmo tempo, 47% dos entrevistados admitiram que já confundiram os matches ou algo que eles falaram.
Então, qual a solução?
O Inner Circle está em uma missão para chacoalhar o cenário da paquera, cortando as conversas não finalizadas, as horas perdidas e os bate papos sem esforço da vida dos solteiros. É por isso que o aplicativo está lançando a campanha ‘Chat de Responsa’, com novas ferramentas disponíveis para ajudar os solteiros a paquerarem melhor e ter mais conversas de qualidade.
As novas ferramentas incluem:
- Conversas Fixadas: o usuário poderá fixar até 5 conversas. Assim, ele poderá se concentrar nos seus chats favoritos.
- Você que decide: o membro poderá aceitar ou não uma nova solicitação de bate-papo, em vez de deixar alguém sem resposta.
- Lembretes anti-ghosting: caso o usuário não responda alguém por mais de 48 horas, ele receberá um lembrete para continuar a conversa.
- Finalizar conversa: o app dará aquela ajudinha extra na hora de dizer à outra pessoa que o usuário não está na mesma vibe que a dela.
- Mensagens de encerramento: agora o membro terá o encerramento que merece quando alguém decidir encerrar uma conversa.
Crystal Cansdale, dating expert do Inner Circle, explica: “Do jeito que estamos indo, os aplicativos de relacionamento correm um risco muito real de afastar as pessoas da paquera. A experiência com Stephanie traz à tona o que está acontecendo em milhares de celulares por todo o mundo: você acha que é pessoal, mas na verdade não é”, explica.
“Como podemos dizer às pessoas ‘você pode achar seu match aqui’ quando se tem uma grande chance delas terminarem em conversas sem sal com alguém que também está colocando o mesmo (mínimo) esforço em mais de 15 outras conversas? O novo pacote ‘Chat de Responsa’ segue o nosso trabalho para desafiar os solteiros a paquerarem melhor e nos ajuda a viver com uma simples regra: não desperdice o tempo das pessoas”, complementa a especialista.
* Quase metade dos usuários de aplicativos de relacionamento (46%) dão match com alguém todos os dias – uma média de 28 por mês. 57% das conversas do Tinder terminam após uma mensagem – o que significa que 15,96 dessas correspondências continuam além de uma mensagem e são consideradas uma “correspondência ativa” (arredondada para 15 em média).
Sobre a pesquisa
O Inner Circle realizou uma pesquisa com 1.000 solteiros no Brasil entre agosto e setembro de 2022 para descobrir a opinião da população sobre relacionamentos.
Sobre o Inner Circle
Inner Circle é um aplicativo de relacionamentos diferente, criado a partir da crença de que qualidade é melhor do que quantidade. 4.5 milhões de solteiros focados em suas carreiras – de todas as esferas da vida – em 66 cidades de 29 países, formam a comunidade do Inner Circle. A equipe por trás do aplicativo analisa cada perfil através de critérios de segurança, esforço e mindset para que os membros vejam apenas perfis detalhados de pessoas com quem eles realmente gostariam de sair. Os membros são incentivados a se encontrarem por meio do aplicativo, em eventos exclusivos do Inner Circle e na vida real. A empresa de tecnologia autônoma e independente foi fundada em 2012 em Amsterdã e foi classificada na lista FT 1000 2021 como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa. Para acompanhar tudo sobre Inner Circle, visite o site ou siga a marca no Instagram @innercircleco.
Leave a Comment