Cris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação InteligenteCris Moraes Comunicação Inteligente
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CURSO
  • PODCAST
  • BLOG
  • FALE CONOSCO

Relações públicas e assessoria de imprensa: você sabe a diferença?

    Home Blog Relações públicas e assessoria de imprensa: você sabe a diferença?
    PróximoAnterior

    Relações públicas e assessoria de imprensa: você sabe a diferença?

    Por Cris Moraes | Blog | 0 comment | 15 junho, 2021 | 0

    Marketing, comunicação, jornalismo, organização de eventos, relacionamento com a imprensa. A comunicação é tão rica e com tantas vertentes, que muitas vezes elas se misturam e confundem as empresas na hora de buscar uma agência para alinhar a comunicação com seu público. 

    A partir do momento em que uma mensagem é criada, é preciso idealizar uma estratégia por trás: desde a criação da própria mensagem até o gerenciamento de uma possível crise. É fundamental, portanto, ter uma comunicação concisa e de qualidade.

    Não são todas as empresas que contam com um departamento de comunicação, o que reforça a importância da contratação de uma agência de relações públicas e assessoria de imprensa. Mas aí vem a dúvida: qual a diferença entre elas? Vem descobrir com a gente!

    Relações públicas

    As relações públicas podem ser definidas pela rede de relacionamentos de uma empresa ou organização com o público. Esse público vai desde os funcionários da companhia, passando por clientes, stakeholders, indústria, entidades governamentais, investidores, instituições de caridade, fornecedores e, é claro, a imprensa. O objetivo é informar, influenciar e até persuadir certo grupo de pessoas.

    O intuito é que, por meio do trabalho de relações públicas, as empresas consigam transmitir a sua mensagem de maneira efetiva, gerando uma percepção positiva de sua marca e reputação para o público. 

    Portanto, uma agência de RP, como nós, é responsável  por definir estratégias e executar projetos de comunicação com o objetivo de transmitir não só valores, mas também metas e ações de uma empresa. Para isso, ela tem como foco dois públicos: o externo e o interno. O profissional de RP tem conhecimentos de jornalismo, assessoria de imprensa e é um excelente marketeiro. 

    Nos Estados Unidos e na Europa, o trabalho de RP é mais comum que o de assessoria de imprensa que vemos com frequência no Brasil. Com um escopo mais amplo, o RP dialoga com todos os stakeholders, inclusive quando se trata de relações com a mídia. Não há apenas um departamento de assessoria de imprensa, essas relações estão incluídas em Relações Públicas.

    Aqui no blog, já falamos sobre como funciona nosso trabalho de Digital PR (Digital Public Relations). Inclusive, fazemos esse trabalho para um de nossos clientes internacionais, o app Inner Circle. Nosso dia a dia consiste em pensar estrategicamente ações de divulgação da marca que não incluam apenas a imprensa.

    Assessoria de imprensa

    E onde fica a assessoria de imprensa nesse meio? As relações com a mídia, como é mais conhecida, é uma vertente das relações públicas. Trata-se das interações de uma empresa, de uma marca, com toda a imprensa: editores, repórteres e jornalistas, ou seja, a mídia em geral. Além da imprensa entra aí também o relacionamento com influenciadores e criadores de conteúdo. 

    Como RP, a assessoria de imprensa, com o advento das onipresentes mídias sociais, se expandiu para um território maior que, até então, era explorado mais por profissionais de relações públicas e marketing. Quando falamos de mídia, englobamos jornais, rádio, televisão e a internet com todo o seu mundo particular. O objetivo é comunicar a mensagem de uma empresa de uma forma digna de notícia e utilizando todas as ferramentas disponíveis e apropriadas.

    Resumindo, a assessoria de imprensa é um braço estratégico de Relações Públicas, que consiste em um olhar macro da organização.

    Conclusão

    Aqui na CM Comunicação Inteligente, nós trabalhamos com tudo isso que falamos acima. Somos uma agência de comunicação integrada. E o que isso significa? Significa que nosso trabalho de assessoria de imprensa nunca é limitado, quando vemos uma oportunidade de RP, branding, content marketing e tudo que envolve comunicar da melhor maneira possível nossos clientes, nós agarramos. 

    Nosso propósito é oferecer sempre a melhor solução de comunicação e marketing. Contamos com um portfólio de serviços sob medida para cada cliente e marca, conectando peças para construir a melhor estratégia de comunicação. Com forte atuação em assessoria de imprensa, assessoria de imprensa digital, também promovemos o relacionamento entre imprensa e influenciadores por meio do trabalho de relações públicas. Somos criativos, curiosos e respiramos comunicação. O céu é o limite!

    0
    Assessor de Imprensa, Comunicação Integrada, Comunicação Inteligente, relações públicas

    Related Posts

    • Media Training: tenha uma boa comunicação com a imprensa

      7 dicas para você ter uma boa comunicação com a imprensa

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Relacionamentos com a Mídia Como assessoria de imprensa, uma de nossas responsabilidades é orientar os clientes para terem um melhor relacionamento com a mídia. O ideal sempre é que os porta-vozes façam um Media Training,Saiba Mais

      2

    • 6 tendências de comunicação para 2026

      Por CRIS MORAES | 0 comment

      Todos os anos, alguém anuncia “as grandes tendências da comunicação”. Mas poucas vezes essas tendências nascem das conversas verdadeiras, das dores do mercado, do que as pessoas sentem, vivem e verbalizam quando estão diante deSaiba Mais

      0

    • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta

      Por Cris Moraes | 0 comment

        No último dia 11 de novembro, São Paulo foi palco de mais uma edição do POD Ser Pauta — A conversa que vira pauta, idealizado e conduzido por Cris Moraes, assessora de imprensa, PRSaiba Mais

      0

    • Assessoria de Imprensa e o Relacionamento com Influenciadores

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Diante do crescimento da era digital e do uso constante e assíduo das redes sociais, influenciadores se tornam, cada vez mais, fontes de informação e referências para os consumidores.  Dessa forma diversas áreas profissionais tiveramSaiba Mais

      0

    • Quando planejamento e resultado caminham juntos: o case Olympikus como lição de PR (e paixão pela corrida)

      Por Cris Moraes | 0 comment

      Sou corredora. Daquelas que acorda cedo para correr e que escolhe o tênis com o mesmo carinho com que escolhe uma boa pauta. Sempre usei marcas mais tradicionais, como a Asics — e ainda gostoSaiba Mais

      0

    • O futuro da assessoria de imprensa sempre foi sênior: por que o mercado não comporta mais plenos medianos

      Por Cris Moraes | 0 comment

      No último episódio do meu podcast, falei ou melhor, desabafei, sobre os diferentes níveis de maturidade profissional na assessoria de imprensa — o júnior, o pleno e o sênior. O episódio foi direto, mas aSaiba Mais

      0

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    PróximoAnterior

    Comentários

      Procure aqui!

      Últimos Artigos

      • 6 tendências de comunicação para 2026
      • POD Ser Pauta 2ª Edição: um dia inteiro de conversas que viraram pauta
      • Felicidade no trabalho: 3 ganhos que lideranças inclusivas proporcionam às pessoas colaboradoras
      • Buscando emprego? Veja como a IA pode ser sua melhor aliada para encontrar vagas sob medida
      • Cabelo x menopausa: como a mudança hormonal afeta a autoestima da mulher?

      Salas de Imprensa – Clientes

      • B Credi
      • CKZ
      • Concentrix
      • F(x)
      • JCB
      • Magic
      • MFMP Advogados
      • Monte Bravo
      • Mulheres em Destaque
      • Noos
      • Planetun

      Assuntos

      Abraf ACG Aline Becker AMMA Ateha Bigolin Volpato Blog Brass Brew BSOP - Brazilian Series of Poker BurnUp Campolink CAZACHIC CKZ Claudia Pitta Clínica Dominique Clínica Romana Concentrix Daniela Mattos dmk3 Dome EmbarCompany EWZ Fanstation Fazenda Futuro Hisense INB IPEG IPGO Levante Luiz Fernando Alouche Marcia Tolotti MBC Law Nanica Orcas Pessoalize Planetun Positive Sua Mente Reponto Reponto Sagewood Sem categoria Solis Telelaudo The Inner Circle UICLAP

      Cris Moraes

      Contato:
      cris@crismoraes.com.br
      Telefone: 11-3641-1266
      WhatsApp: 11 98585-6370
      Endereço:
      Av. Queiroz Filho, 1560 – Cj. 204
      Vila Leopoldina – São Paulo/SP
      CEP: 05319-000

      Veja as nossas políticas de privacidades

      Navegação Segura

      Últimos Projetos

      Logo café com bosa notícias

      [mc4wp_form id=14878]

      Logo CM Comunicação Inteligente
      • Blog
      • FALE CONOSCO
      Todos os direitos reservados a Cris Moraes Comunicação
      • HOME
      • QUEM SOMOS
      • SERVIÇOS
      • PORTFÓLIO
      • CLIENTES
      • CURSO
      • PODCAST
      • BLOG
      • FALE CONOSCO
      Cris Moraes Comunicação Inteligente