Marketing, comunicação, jornalismo, organização de eventos, relacionamento com a imprensa. A comunicação é tão rica e com tantas vertentes, que muitas vezes elas se misturam e confundem as empresas na hora de buscar uma agência para alinhar a comunicação com seu público.
A partir do momento em que uma mensagem é criada, é preciso idealizar uma estratégia por trás: desde a criação da própria mensagem até o gerenciamento de uma possível crise. É fundamental, portanto, ter uma comunicação concisa e de qualidade.
Não são todas as empresas que contam com um departamento de comunicação, o que reforça a importância da contratação de uma agência de relações públicas e assessoria de imprensa. Mas aí vem a dúvida: qual a diferença entre elas? Vem descobrir com a gente!
Relações públicas
As relações públicas podem ser definidas pela rede de relacionamentos de uma empresa ou organização com o público. Esse público vai desde os funcionários da companhia, passando por clientes, stakeholders, indústria, entidades governamentais, investidores, instituições de caridade, fornecedores e, é claro, a imprensa. O objetivo é informar, influenciar e até persuadir certo grupo de pessoas.
O intuito é que, por meio do trabalho de relações públicas, as empresas consigam transmitir a sua mensagem de maneira efetiva, gerando uma percepção positiva de sua marca e reputação para o público.
Portanto, uma agência de RP, como nós, é responsável por definir estratégias e executar projetos de comunicação com o objetivo de transmitir não só valores, mas também metas e ações de uma empresa. Para isso, ela tem como foco dois públicos: o externo e o interno. O profissional de RP tem conhecimentos de jornalismo, assessoria de imprensa e é um excelente marketeiro.
Nos Estados Unidos e na Europa, o trabalho de RP é mais comum que o de assessoria de imprensa que vemos com frequência no Brasil. Com um escopo mais amplo, o RP dialoga com todos os stakeholders, inclusive quando se trata de relações com a mídia. Não há apenas um departamento de assessoria de imprensa, essas relações estão incluídas em Relações Públicas.
Aqui no blog, já falamos sobre como funciona nosso trabalho de Digital PR (Digital Public Relations). Inclusive, fazemos esse trabalho para um de nossos clientes internacionais, o app Inner Circle. Nosso dia a dia consiste em pensar estrategicamente ações de divulgação da marca que não incluam apenas a imprensa.
Assessoria de imprensa
E onde fica a assessoria de imprensa nesse meio? As relações com a mídia, como é mais conhecida, é uma vertente das relações públicas. Trata-se das interações de uma empresa, de uma marca, com toda a imprensa: editores, repórteres e jornalistas, ou seja, a mídia em geral. Além da imprensa entra aí também o relacionamento com influenciadores e criadores de conteúdo.
Como RP, a assessoria de imprensa, com o advento das onipresentes mídias sociais, se expandiu para um território maior que, até então, era explorado mais por profissionais de relações públicas e marketing. Quando falamos de mídia, englobamos jornais, rádio, televisão e a internet com todo o seu mundo particular. O objetivo é comunicar a mensagem de uma empresa de uma forma digna de notícia e utilizando todas as ferramentas disponíveis e apropriadas.
Resumindo, a assessoria de imprensa é um braço estratégico de Relações Públicas, que consiste em um olhar macro da organização.
Conclusão
Aqui na CM Comunicação Inteligente, nós trabalhamos com tudo isso que falamos acima. Somos uma agência de comunicação integrada. E o que isso significa? Significa que nosso trabalho de assessoria de imprensa nunca é limitado, quando vemos uma oportunidade de RP, branding, content marketing e tudo que envolve comunicar da melhor maneira possível nossos clientes, nós agarramos.
Nosso propósito é oferecer sempre a melhor solução de comunicação e marketing. Contamos com um portfólio de serviços sob medida para cada cliente e marca, conectando peças para construir a melhor estratégia de comunicação. Com forte atuação em assessoria de imprensa, assessoria de imprensa digital, também promovemos o relacionamento entre imprensa e influenciadores por meio do trabalho de relações públicas. Somos criativos, curiosos e respiramos comunicação. O céu é o limite!
0
Leave a Comment