Mais do que a preocupação com o aspecto dos fios, a especialista destaca a importância do cuidado com o couro cabeludo para a auto estima e saúde capilar
Fios longos e bem hidratados não são a única forma de medir a saúde do nosso cabelo. O couro cabeludo é o início de tudo, onde nascem os fios. Por isso esta região requer atenção e cuidados específicos. Com o objetivo de promover a saúde e os devidos cuidados tanto com o couro cabeludo quanto com a estrutura capilar, a médica especialista em tricologia, Romana Novais, dedica sua carreira a disseminar informações sobre problemas, tratamentos e cuidados capilares para as pessoas.
Romana é formada em medicina (CRM 203467) pela Faculdade Estácio de Sá e atuou prestando atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde), logo após a conclusão do seu curso: “Sou extremamente grata com a escolha que fiz de viver esta experiência no SUS. Foram dias de aprendizado e realização. Pude ajudar muitas pessoas e colaborar de alguma forma com a saúde pública do Brasil”, comenta ela sobre a sua experiência.
Além disso, Romana é especialista em tricologia pelo Instituto BWS. A tricologia é uma área da dermatologia voltada para o estudo, tratamento e prevenção de problemas que possam afetar a qualidade do couro cabeludo, incluindo a estrutura e o aspecto dos fios. O tricologista busca solucionar problemas capilares, como a queda de cabelo, dermatite, psoríase, lúpus no couro cabeludo e diversas outras doenças que podem provocar alteração na região.
“Muitas pessoas sofrem com problemas capilares para os quais não dão a devida atenção. Algumas até apresentam sintomas de doenças no couro cabeludo e, pela falta de informação ou cuidado, não conseguem identificar os alertas que são cruciais para o sucesso do tratamento. Eu vejo que muitos acabam focando apenas no aspecto do fio e se esquecem que o couro cabeludo é o início de tudo, por isso precisa de cuidados e tratamentos específicos. Afinal, um cabelo saudável e brilhoso começa ali. A tricologia é capaz de identificar precocemente e cuidar das adversidades capilares da maneira correta. Este é um aspecto da saúde que precisa ser de conhecimento público”, afirma a especialista.
Em julho deste ano, a fim expandir seus conhecimentos na área e ampliar o debate em torno do tema, Romana viajou para a Istambul (Turquia) para participar do curso avançado de tricologia ministrado pela médica e cientista italiana Antonella Tosti, referência mundial no tratamento de doenças do couro cabeludo. O curso, que teve duração de três dias, foi uma experiência imersiva no assunto e reuniu profissionais de diversas localidades do mundo.
Romana Novais: mãe, empresária e cofundadora do Instituto Alok
Baiana que reside atualmente na capital paulista, além da sua atuação na área médica, ela também é empresária e cofundadora do Instituto Alok, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioambiental e inspirar atitudes positivas de solidariedade. O instituto leva o nome do seu marido, o DJ e produtor musical brasileiro Alok, com quem é casada desde 2019 e tem dois filhos, Ravi, de 3 anos e Raika, de 2 anos.
Entre as suas diversas facetas, soma-se mais uma tarefa à sua lista: dividir todo o seu conhecimento através das suas redes sociais. A tricologista possui um forte posicionamento no mundo digital, seus conteúdos atingem mais de 5,7 milhões de pessoas, sendo uma referência no universo do autocuidado e cuidados capilares. Em seu Instagram, Romana compartilha suas vivências, humanizando a experiência de cuidar de seus pacientes e de si mesma e dicas que vão desde assuntos ligados à saúde e os cuidados com o cabelo, à maternidade e moda e beleza.
Próximos passos
Ela também está à frente da “Clínica Romana”, espaço integrado sobre tricologia, dermatologia, autocuidado e saúde. Localizada na capital paulista, a clínica que leva o nome da especialista ainda está em desenvolvimento. O projeto, que foi assinado pelo arquiteto Rodrigo Ximenes, promete ser o coração do cuidado com a autoestima e da saúde capilar.
“Antes da “Clinica Romana” se materializar, ela já existia no meu coração, porque ela reflete a minha missão e aquilo que eu desejo alcançar com o meu trabalho. Mal posso esperar para ter a oportunidade de contribuir para elevar a autoestima, cuidando não só do cabelo, mas também da essência de cada paciente.” – comenta Romana sobre o novo projeto. “A inauguração da clínica está cada vez mais próxima, ela representa uma alma que ganha vida através de uma estrutura única. Eu acompanhei todo o desenvolvimento da obra para garantir que todos os aspectos estivessem alinhados com a minha intenção de criar o espaço ideal para cuidar dos pacientes ”, completa ela.
A “Clínica Romana” terá uma grande variedade de tratamentos disponíveis, como terapias a lasers e tratamento multidisciplinar para os cabelos. Com lançamento previsto para outubro, o espaço passa pelos ajustes finais antes da finalização da obra.
0
Leave a Comment