Toda empresa busca por três coisas: reputação, autoridade e credibilidade. Esses três pontos são inegociáveis e extremamente importantes para as empresas, já que criam uma imagem positiva da marca para os consumidores, apoiando a expansão dos negócios.
A reputação empresarial basicamente é a percepção que as pessoas têm sobre uma marca. Esse grupo inclui clientes, funcionários, investidores, fornecedores e qualquer outra pessoa que tenha algum tipo de relacionamento com a empresa.
Ter boa reputação é um pré-requisito para o sucesso das organizações. Os motivos para manter uma boa imagem e conduta de uma organização são diversos, mas o principal deles é que essa percepção tende a impactar diretamente no volume de vendas.
Construir a reputação de uma empresa é um trabalho de formiguinha. O trabalho exige tempo, planejamento e uma gestão de riscos eficiente para evitar possíveis crises de imagem que possam surgir. Mesmo sendo uma tarefa complexa e que exige investimentos, vale muito a pena se dedicar a essa tarefa.
Neste post, vou contar mais sobre a importância da reputação corporativa para as empresas, como construí-la e como evitar crises de imagem.
Construir a sua reputação é um trabalho de formiguinha…
Em seu filme, o lendário personagem Rocky Balboa afirma que “Não se lembrarão de você, se lembrarão da sua reputação”. Ele não poderia estar mais certo.
Como falei anteriormente, construir uma reputação é um trabalho a longo prazo e exige dedicação e trabalho árduo. Uma das ações mais efetivas para ajudar na construção dessa reputação é investir em relações públicas e assessoria de imprensa.
Os profissionais dessas áreas têm expertise e conhecimento para cuidar da imagem e reputação das empresas, apresentando-as para a imprensa, aumentando seu alcance com o público final. Esses profissionais zelam pela comunicação e imagem nas organizações, moldam a percepção das diferentes audiências, sabem construir uma reputação positiva, ajudam a organização a construir uma comunicação corporativa forte e eficiente e lidar com os momentos de crise — quando não os evitar por completo.
Mas, ao mesmo tempo, você pode perder sua credibilidade em um piscar de olhos!
Todo esse trabalho pode ir por água a baixo em um estalar de dedos. Warren Buffet já dizia que “são necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”. Isso porque as crises podem acontecer a qualquer momento e prejudicar a imagem da sua empresa.
As crises de imagem são o pesadelo de qualquer empresa e assessor de imprensa. Por mais que as marcas estejam protegidas e tomem cuidado, as crises podem acontecer e é importante saber como lidar com elas. Entre os principais motivos que podem levar a uma crise de imagem estão corrupção, vazamento de informações, comportamentos inadequados, assédio, preconceito, acidentes, desastres (naturais ou não), falas e atitudes mal interpretadas e mortes.
Os prejuízos causados por uma crise de imagem incluem perda de receita, quebra de contatos, prejuízos financeiros, entre outros.
Como esses problemas podem ser prevenidos?
Ter uma cultura positiva na empresa e alinhada com os princípios da companhia ajudam a evitar crises de imagem. Fazer media training com os executivos e porta-vozes da empresa também ajuda a prevenir crises de imagem, já que eles estarão treinados sobre o que falar ou não publicamente, como se posicionar em determinados assuntos, o que evitar fazer, entre outros.
Em tempos de redes sociais, será que minha marca ainda precisa da imprensa?
A resposta é SIM! As redes sociais são muito importantes para uma marca, mas não conseguem criar uma reputação empresarial sozinhas.
Uma pesquisa realizada recentemente pela Abracom indica que 86% das empresas acreditam que as agências de comunicação e relações públicas contribuem para valorizar o negócio e desejam ter relacionamento com a mídia. Isso acontece porque a imprensa ainda é um grande validador do que pode (ou não) ser confiável, já que muitos consumidores pesquisam as empresas, produtos e serviços que desejam contratar e confiam mais na empresa quando encontram matérias jornalísticas sobre elas.
Os profissionais de assessoria de imprensa e relações públicas ajudam as empresas a conquistarem um espaço relevante na mídia, nutrindo relacionamentos com os jornalistas e fortalecendo a imagem da companhia.
A construção de uma boa reputação corporativa é essencial para a consolidação de qualquer negócio, fornecendo a credibilidade e autoridade necessárias para fortalecer a relação com seus públicos de interesse. Ter uma boa reputação, credibilidade e autoridade dá trabalho, mas não tem preço.
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