Foi-se o tempo em que a assessoria de imprensa funcionava apenas com mailing e disparo de release. Na verdade, sempre foi muito importante construir e firmar um relacionamento com a imprensa, trocar informações, fazer o planejamento, pensar em assuntos realmente relevantes que encaixem no perfil de determinado veículo, entre tantas outras tarefas. Mas hoje, o papel do PR vai muito além do que conhecíamos. Cuidar da imagem digital do cliente também é um trabalho que vem fazendo parte da assessoria, trazendo novas oportunidades com outros meios de comunicação. É a chamada assessoria de imprensa digital ou PR Digital, que fica responsável por pensar na imagem do cliente na internet – no site, no blog, nas redes sociais e, claro, nos veículos digitais e nas oportunidades com influenciadores.
O papel desse assessor não é mais somente cuidar da imagem da marca/cliente com a mídia e sugeri-lo para os grandes veículos, mas também é responsabilidade dele toda essa criação da imagem digital, de como o seu cliente se relaciona nas redes sociais, como a marca é vista e se está, de fato, presente nesse campo de mídias digitais.
É focar em construir uma presença, reputação e comunicação digital, pensando também no institucional, sendo gestor de informações do cliente, além de gerenciar conteúdos úteis aos consumidores.
Em uma era tecnológica como a que estamos vivendo, quem não tem, no mínimo, um site na internet atualizado já pode ser malvisto. Isso pode até mesmo fazer com que o cliente perca a chance de aparecer na pauta do jornalista. Sem falar aqueles que querem atingir também diretamente o consumidor final. Estes consumidores veem com desconfiança quem não tem presença digital e, na maioria das vezes, acabam procurando e encontrando produtos/serviços através dos meios digitais. Se a empresa não tem essa visibilidade, pode perder oportunidades.
Por isso, hoje, ter um website com as informações do cliente, uma boa identidade visual, produzir conteúdos relevantes e estar ativo nas redes, interagindo e oferecendo múltiplos serviços online com uma comunicação integrada, fazem a diferença.
Mas é importante lembrar que a exposição que as mídias sociais trazem precisa ser vista como um canal a mais, atuando em conjunto com as tradicionais tarefas de uma assessoria.
Aqui na CM, além de oferecermos os serviços de assessoria de imprensa, temos também uma equipe focada em desenvolver estratégias e conteúdos para estes canais digitais, cuidando do planejamento e administração de sites, redes sociais e blog. Conheça nossos serviços e potencialize sua empresa para garantir ainda mais resultados positivos!
[the_ad id=”10349″]
1
Leave a Comment