Por que ter uma assessoria de comunicação corporativa se eu posso ter um blog, gerar conteúdo sobre o meu negócio e reproduzir nas redes sociais?
A receita do sucesso para sua marca parece simples, afinal, a maior parte das ferramentas são gratuitas e sua equipe tem todo o conhecimento necessário para mostrar o valor da sua empresa. A pergunta que não é respondida é: por que algumas empresas são mais lembradas do que as outras?
Para entender os caminhos de sucesso de algumas marcas – e a trajetória difícil de outras – é necessário, antes de mais nada, descobrir como o seu público alvo consome informação e, obviamente, se o seu conteúdo tem chegado a ele de forma eficaz.
[the_ad id=”10348″]
Números da Pesquisa Brasileira de Mídia revelam que, em 2016, 63% da população utilizava a boa e velha TV como primeira opção na hora de se informar. O “pulo do gato” está nas respostas por faixa etária: entre os mais jovens, a internet é o principal meio de consumo de notícias, com 51% contra 45% entre 16 e 17 anos, e 50% contra 44% entre 18 e 24 anos.
Novas gerações se informam e consomem mais conteúdo online e, em geral, por dispositivos móveis. Isso quer dizer que, para sua comunicação ser eficiente, é necessário conteúdo de qualidade e palavras-chave estrategicamente pensadas para o seu site ser indexado em buscadores de pesquisa, como o Google. Afinal, não adianta ter um bom conteúdo se ele não chega ao seu cliente.
Uma estratégia eficiente em SEO (Search Engine Optimization) pode posicionar a sua informação ou o seu site na primeira página das pesquisas nos buscadores. Para se ter uma ideia dessa importância, um estudo da Relevance mostra que, em uma busca orgânica no Google, os sites que aparecem na primeira posição recebem 18,2% de todo o tráfego, enquanto os que aparecem nas segundas e terceiras colocações recebem 10,1% e 7,2%, respectivamente, das visitas.
Com a imprensa, bom relacionamento e conteúdo (olha ele aqui outra vez) são a chave para posicionar e consolidar uma marca como referência em um determinado setor ou serviço. Neste aspecto, mais do que palavras-chave, as mensagens-chave são fundamentais. Estabelecer quais os valores organizacionais da sua empresa, diferenciais de serviços e de produtos em mensagens objetivas facilita a transmissão de ideias, ajuda a criar valor e fortalece os aspectos que realmente são importantes para a sua empresa.
E quanto as redes sociais: em quais canais devo estar e como devo lidar com críticas são duas das principais dúvidas de todo gestor. A verdade é que já não há mais discussões nas empresas sobre a pertinência, ou não, de estar nelas, seja como um canal de vendas ou apenas como fonte de informação institucional.
Nas redes estamos todos descobertos e as organizações são citadas de forma positiva e negativa por seus stakeholders. Por isso, acompanhar menções, posicionar as mensagens e palavras-chave da sua marca, participar de tendências e criar proximidade com o seu público-alvo são algumas das missões da comunicação nas redes. Um trabalho árduo, realizado 24 horas por dia, sete dias por semana e que exige conhecimento técnico, criatividade e, cada vez mais, bom senso.
A comunicação para empresas precisa ser consistente, constante e repensada na velocidade da internet. Uma estratégia de assessoria de imprensa inteligente pode ter elementos muito mais amplos dos que os citados aqui, compreendendo ainda media training para executivos (elemento fundamental para se conceder entrevistas), comunicação interna e gerenciamento de crises.
Juntar todas essas pontas não é tarefa fácil, muito menos rápida. É por isso que algumas marcas são mais lembradas que as outras pelo Google ou nas redes sociais, por que unem estratégia, conteúdo e análise de dados.
A boa notícia é que contar com estes serviços já não é uma exclusividade das grandes corporações. Organizações de todos os tamanhos podem – e devem – investir em sua reputação online. Encontre bons profissionais de comunicação, invista tempo e recursos em longo prazo, e sua marca certamente será um case de sucesso corporativo.
[the_ad id=”10349″]
2
Leave a Comment