Você já escolheu a sua dupla para o BBB? Porque 21 marcas já escolheram e confirmaram a sua participação na edição deste ano, que começou na última segunda-feira (13/01).
A 25ª edição do BBB da TV Globo estreou, e já sabemos que o programa alcançará um recorde de faturamento comercial: R$ 1,5 bilhão. Um número que, para alguns, pode ser uma surpresa, mas para outros apenas reforça a relevância do programa e a importância de investir em uma das maiores vitrines nacionais: a TV aberta.
Com 21 marcas confirmadas até agora, divididas em cotas que chegam a R$ 124 milhões, o programa continua sendo um espaço que combina entretenimento e estratégia comercial, permitindo que os anunciantes entrem na casa de milhões de brasileiros. Marcas como Mercado Livre, Nestlé , Seara e Chevrolet não apenas investem alto no programa, mas também colhem os frutos da visibilidade e engajamento que ele proporciona — muitas vezes, com impacto direto nas vendas.
Mas por que estamos falando disso aqui, no LinkedIn?
Simples: é curioso como, às vezes, menosprezamos (não eu, uma assessora de imprensa raiz) o poder que veículos tradicionais, como a TV aberta, ainda têm em gerar resultados positivos para marcas, criar buzz e alcançar milhões de pessoas.
Em tempos em que a maioria das campanhas mira apenas as redes sociais, considerando somente a viralização no TikTok e nos Reels do Instagram, parece que a TV perdeu sua relevância. Só que a realidade é outra — como destacou muito bem meu amigo e jornalista Renato Pezzotti em matéria para o UOL, onde encontrei todas essas informações que compartilho com vocês agora.
Os números não deixam dúvidas. Em 2024, a Seara uma das patrocinadoras de longa data, foi a marca mais mencionada nas redes sociais, com mais de 355 mil menções. Isso acontece porque o BBB não é apenas um reality show: é um fenômeno cultural. Ele domina conversas, alimenta memes e pauta debates. Mesmo fora do ar, seu conteúdo ainda impacta milhões de brasileiros, muitos dos quais ainda sonham com seus “5 minutinhos de fama” ao participar do programa – vai dizer que você nunca pensou em se inscrever?
Na mentoria de PR que conduzo, muitos profissionais me perguntam como explorar oportunidades de mídia para alavancar a reputação das marcas que atendem. Minha resposta é sempre simples: toda boa estratégia começa quando entendemos e respeitamos essas “ferramentas raiz”, como o BBB, que conseguem conectar o Brasil de ponta a ponta.
É claro que o digital tem o seu valor, e não podemos ignorar o impacto das redes sociais na reputação de nossos clientes e no trabalho que desempenhamos. Mas nunca, em hipótese alguma, podemos desprezar o impacto que a mídia tradicional ainda traz. Aos poucos, vemos como esse tipo de mídia está voltando ao consumo. Um exemplo? A nova edição impressa da Revista Capricho, com Bianca Andrade — Boca Rosa para os íntimos — como destaque na capa.
A revista, que teve sua última edição impressa em 2015, voltou às bancas no ano passado com edições semestrais. A escolha da capa foi certeira: souberam unir, com maestria, a mídia tradicional impressa com o mundo digital.
A lição para quem trabalha com comunicação e PR é clara: não desconsidere o que funciona e saiba valorizar e explorar cada tipo de mídia. Leia, assista e se atualize sempre!
O BBB é um exemplo de como plataformas tradicionais ainda são capazes de potencializar narrativas, gerar impacto na reputação e engajamento que se distribuem em diversos canais — das redes sociais ao boca a boca.
Para nós, assessores de imprensa e profissionais de comunicação, a mensagem é simples: precisamos estar atentos às oportunidades, mesmo quando vêm de lugares que, à primeira vista, podem parecer tradicionais demais ou distantes do que consideramos “moderno”. Os resultados que buscamos não são medidos apenas por views ou pela viralização de um conteúdo.
O BBB segue como uma das maiores vitrines do Brasil, e sua relevância, gostando ou não, é algo que não dá para ignorar.
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