A presença em diferentes marketplaces e a impressão sob demanda atraiu editoras, que não precisam manter um e-commerce próprio, nem livros em estoque e também abrem mais possibilidades para escritores estreantes
O mercado editorial vem passando por grandes dificuldades na última década. Publicar um livro é sempre um risco, pois é difícil saber o que fará sucesso ou não. Manter um estoque de livros, estar nos principais marketplaces, equilibrar gastos com marketing e impressão. Tudo isso é complicado. Não à toa, vemos muitas editoras e livrarias fechando as portas. Diante destas dificuldades, a UICLAP, plataforma democrática de publicação e venda de livros físicos, traz uma solução disruptiva para solucionar as principais dores das editoras, provocando uma revolução no mercado editorial.
Além de ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de se tornarem escritores e verem suas obras publicadas, a UICLAP ajuda muitas editoras em uma série de quesitos. Como as obras são impressas sob demanda, ou seja, apenas quando um exemplar é vendido ele é impresso, esta é uma solução para as editoras não precisarem manter obras em estoque. É possível, por exemplo, testar se um título chama a atenção do público e vende vários exemplares, ou se a obra será vendida em menor escala.
“As grandes editoras têm um grande problema com os livros de cauda longa – long tail – que são aqueles que apresentam uma explosão de vendas no início, após o lançamento, e depois passam a vender ocasionalmente. Para atender esta demanda, normalmente era necessário manter alguns livros estocados. Com a nossa impressão sob demanda, isso não é mais necessário e o problema fica resolvido”, afirma Betinho Saad, CEO da UICLAP.
Larissa Caldin, CEO da Primavera Editorial, uma das editoras parceiras da UICLAP, afirma que as empresas têm em comum uma atuação para descentralizar o mercado: “Trazendo de outras indústrias ideias de inovação e como impactar mais pessoas pelos livros. Nossa parceria também viabiliza a publicação de alguns títulos que antes estavam fora do nosso catálogo”. Ela afirma que já é possível notar um crescimento de 30-40% nas vendas dentro da plataforma. “Temos a proposta e meta de termos mais da metade do nosso catálogo disponível na UICLAP até outubro”, disse Larissa.
Ao contratar a UICLAP, a editora não precisa estar presente em vários marketplaces, nem ter um e-commerce próprio, porque a plataforma já tem conta em gigantes como a Amazon, possuindo ainda um site próprio, onde também realiza as vendas. As editoras enviam os livros prontos e diagramados, com arte e marcas próprias. Elas não são obrigadas a usar o logo da UICLAP. Para completar, assim como os autores independentes, as editoras estabelecem o valor que desejam receber por exemplar.
James Gallagher Junior, editor-chefe da Editora Carnage, também editora parceira da UICLAP que promove campanhas literárias de contos e poemas de diversos gêneros conta que a possibilidade de produzir livros sob demanda sem exigência de quantidade mínima mudou o mercado literário nacional, graças à oportunidade de os escritores publicarem suas obras de forma independente, sem a necessidade de investir dinheiro do próprio bolso, lançando quantos livros desejar e sem número de páginas pré-determinado. ”A mesma facilidade é proposta para as editoras, livrando-as do processo burocrático das gráficas físicas e de contratempos como esperar receber a remessa dos livros e reenviar para os leitores, pois a plataforma se encarrega de tudo isso”.
A editora Carnage publica e comercializa 100% de seus títulos pela UICLAP, com lançamentos mensais de um a três livros desde maio de 2022. “Batemos recordes de venda a cada mês. Desde a nossa primeira publicação, os números de vendas têm aumentado cada vez mais, principalmente por conta do empenho da própria UICLAP em promover cupons e meios de divulgação”, disse James.
O editor conclui que a UICLAP é uma parceira essencial: “Ela supre toda a necessidade de produção do livro, ajuda em divulgação, promove descontos, está sempre inovando seus serviços e gerando meios de ajudar as necessidades básicas da construção de um livro, como auxiliar na produção de capas, indicar diagramadores e revisores, e, por último, e não menos importante, tem um excelente e eficiente atendimento ao cliente”.
Hoje, são mais de 200 editoras inscritas na plataforma, que vendem dezenas de títulos, somando quase R$ 1 milhão em vendas pela UICLAP. Para se ter uma ideia, elas representam 10% do total comercializado pela plataforma, que atualmente conta com mais de 12 mil escritores cadastrados e mais de 26 mil livros publicados.
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