Fundada pelo empreendedor Betinho Saad e Rui Kuroki, a startup traz a oportunidade de publicar livros sem custo e ainda se tornou uma grande parceira para editoras que buscam redução de custos e operação
A UICLAP, plataforma democrática de publicação e venda de livros físicos, atingiu a marca de 1,8 milhões de reais em direitos autorais repassados aos autores. A startup, fundada em 2020 por Betinho Saad e Rui Kuroki, atua com um modelo inovador de publicação de livros, sem custo, sem burocracia e com a impressão sob demanda das obras. Com isso, todos aqueles que sonham em se tornarem escritores têm a oportunidade de publicar um livro, sem enfrentar a dificuldade de ter sua obra passar pelo crivo das editoras tradicionais ou arcando com grandes custos para impressão. Todo processo é realizado pela plataforma digital, fácil, sem custo e o autor conta com um time de apoio e suporte da UICLAP. Para se ter uma ideia, a plataforma conta hoje com mais de 13,5 mil escritores publicados, mais de 33 mil livros publicados e faturamento médio de 8 milhões de reais.
Além de ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de se tornarem escritoras e verem suas obras publicadas, a startup também se tornou uma grande alternativa de redução de custo e serviços para as editoras. Como as obras são impressas sob demanda, as editoras não precisam manter obras em estoque e conseguem direcionar as publicações conforme a demanda dos leitores. Elas também não precisam estar em vários marketplaces, nem ter um e-commerce próprio, porque a plataforma já tem conta em gigantes como a Amazon, possuindo ainda um site próprio, onde também realiza as vendas. As editoras realizam o upload dos livros prontos e diagramados, com arte e marcas próprias. Para completar, assim como os autores, as editoras estabelecem o valor que desejam receber por exemplar. Hoje, são mais de 200 editoras inscritas na plataforma, que vendem dezenas de títulos, somando quase 1 milhão de reais em vendas pela UICLAP. Atualmente, elas já representam 10% do total comercializado dentro da plataforma.
Mas quem olha o sucesso da startup hoje não imagina a trajetória percorrida por Betinho para chegar até aqui. Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Gestão Contábil e Financeira pela FAAP, trabalhou por quase 10 anos na área do entretenimento. “Sempre gostei de conhecer pessoas novas e tenho facilidade para fazer novas amizades, talvez esta seja minha principal característica. Acredito que, justamente por isso, acabei indo trabalhar aos 18 anos como promoter de baladas”, conta Saad.
Com o passar dos anos, seu networking cresceu, o que ampliou sua capacidade de lotar casas noturnas. Assim, acabou sendo convidado, aos 24 anos, para ser sócio de um dining club muito famoso na época em São Paulo. Seu papel dentro da sociedade era manter o local cheio todos os finais de semana. “Em meu segundo mês como sócio, trouxe o maior faturamento da história do estabelecimento, o que rapidamente me abriu muitas portas. Cheguei a ter sociedade ou participação em quase seis estabelecimentos na capital, no interior e litoral paulista”, conta Betinho.
Tudo parecia perfeito para Saad, mas a dificuldade para manter negócios no setor o incentivou a sair do segmento antes de completar 30 anos. Assumiu um novo desafio para atuar na gestão de um hospital. “Uma chave virou em minha cabeça e eu percebi muitas similaridades com os negócios que eu tive. Por exemplo, um hospital vazio não irá se sustentar, assim como um night club sem movimento”, pontua. Após quase sete anos, a operação cresceu muito e o grupo em que atuava foi vendido para uma gigante do setor. Foi quando saiu da área da saúde.
Novamente o empreendedor precisava escolher o caminho que iria traçar a seguir. Estava com 37 anos, decidiu refletir e realizar um momento sabático. Foi morar em Toronto, no Canadá, durante três meses. Ao voltar para o Brasil, viu a notícia que a Amazon foi uma das primeiras empresas a atingir um trilhão de dólares de valuation. Ao mesmo tempo, viu que as empresas do mercado editorial estavam enfrentando dificuldades. Com isso, passou a pesquisar o setor, percebendo suas dores e necessidades. A fim de oferecer a oportunidade de publicar livros fisicamente, sem custos, censura ou burocracia, Saad se uniu a Rui Kuroki para fundar a UICLAP em novembro de 2019, usando a tecnologia como grande diferencial no negócio.
Sobre sua trajetória, o empreendedor acredita que voltou para o seu ramo de negócios inicial: “Penso que ainda atuo no ramo do entretenimento, porém de uma forma muito mais completa, realizando sonhos, oferecendo oportunidade, distribuindo renda e revolucionando o mercado. A UICLAP atua com uma tecnologia que faz diferença na vida de muitas pessoas. Alguns dos autores realmente mudaram de vida. Chegamos a pagar mais de 50 mil reais para um autor”, conta Saad.
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