De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais. Para conseguir esses resultados, é preciso praticar ações que realmente façam diferença. Isso passa por programas de inclusão, respeito à individualidade, valorização do profissional, confiança e abertura entre líderes e liderados, promoção do bem-estar e colaboração, um ambiente de trabalho leve e descontraído. Uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half apontou que 20% dos colaboradores se dizem desanimados por conta do clima organizacional. Com isso, eles ficam menos produtivos, tendem a trabalhar de forma menos colaborativa, além de sofrerem com impactos na saúde.
Pensando nisso, a Concentrix, multinacional de soluções de customer experience e tecnologia, desenvolve uma série de iniciativas voltadas para seus colaboradores. Entre as ações desenvolvidas estão:
- Toc Toc – contempla conversas feitas com colaboradores escolhidos de maneira aleatória pelo departamento de RH. O objetivo é compensar o isolamento, já que a maioria dos colaboradores permanece trabalhando de maneira remota. A conversa virtual é informal e busca entender como está a rotina de trabalho, mas também a convivência familiar, a saúde, se o colaborador tem mantido atividades de lazer e se ele se sente bem;
- Parceiros da Saúde – a multinacional também está treinando gestores para serem Parceiros de Saúde Mental. Alguns líderes recebem um treinamento específico voltado para saúde mental, a fim de oferecer um espaço aberto para conversar com colaboradores que procurem auxílio ou que precisem de ajuda. Nesta conversa, os gestores identificam se há algum problema e quais os melhores caminhos para ajudar, como indicar para tratamento com psicólogos e psiquiatras;
- Inclusão e Diversidade – os temas fazem parte do DNA da empresa, que realiza webinars e rodas de conversa sobre assuntos diversos, como direitos femininos, da comunidade LGBTQIA+ e a parada do Orgulho anual. Em janeiro, por exemplo, foi realizada mais uma edição do Fala Concentrix, uma palestra virtual que abordou o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A conversa jogou luz sobre os direitos da comunidade trans e todos os desafios enfrentados no dia a dia, como o preconceito, violência, isolamento, entre muitos outros. Para garantir um ambiente diversos e inclusivo, 100% da equipe global de Talent Acquisition (recrutamento) da Concentrix é treinada em contratações inclusivas, garantindo que os entrevistados sejam avaliados por seu potencial e capacidade, abrindo espaço para todos.
Todas estas ações se refletem nos baixíssimos índices de rotatividade, muito abaixo da média normal de mercado, e podem ser encontradas nas avaliações no Glassdoor, que indicam a alta satisfação com os programas desenvolvidos. Por exemplo, 89% dos colaboradores estão satisfeitos com as Round Tables (rodas de conversa) e 84% com o Liderança e Você (encontros dos funcionários com os líderes).
Vale lembrar que a Concentrix foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em oito países pelo ranking da consultoria Great Place to Work no ano passado.
0
Leave a Comment