Você já ouviu falar em Content Marketing? Também chamado de “Marketing de Conteúdo” em português, é um método que visa alcançar o público-alvo da empresa por meio do conteúdo oferecido por ela. Apesar de ser uma técnica surgida no meio digital, sua entrega é estimada a ir muito além de apenas engajamento nas redes sociais.
O objetivo principal é reter clientes, criar novos negócios e contratos e promover brand equity e brand awareness, ou seja, fazer com que as pessoas conheçam a sua marca, e não só ganhar seguidores, curtidas e comentários. Dessa forma, essa técnica se torna um passo importante para a fidelização de pessoas que podem se tornar grandes aliadas e, portanto, clientes importantes.
Como é feito o Content Marketing?
Com o forte e rápido desenvolvimento dos meios digitais, foi necessário adaptar as estratégias de marketing já adotadas pelos grandes empresários às plataformas virtuais, retirando o foco de propaganda dos canais de TV, rádio e afins e direcionando-o às mídias sociais emergentes como Facebook e Instagram através do Content Marketing.
Assim, o intuito é a criação de conteúdo para esses meios de comunicação paralelos a fim de captar a atenção dos usuários e cultivá-la diariamente com postagens relevantes para quem vê, atraindo cada vez mais consumidores em potencial e, assim, servindo de catalisador para o InBound Marketing. Com isso, é necessário criar uma estratégia de marketing personalizada para o seu propósito por meio do branding.
O que é branding?
Branding é uma técnica de marketing que envolve tudo sobre sua marca e a fixação dela no mercado e na mente do público, elaborada para provocar sensações e formar elos no inconsciente do consumidor que ajudarão a enlaçá-lo cada vez mais através da Identidade Visual e do Copywriting, por exemplo. Falamos um pouco sobre os erros que englobam esse assunto aqui: https://crismoraes.com.br/comunicacao-corporativa-por-que-a-minha-marca-nao-e-lembrada/
Como aplicar o Copywriting?
A técnica do Copywriting é muito relevante para que o público se interesse pelo que você tem a oferecer. Com ela, é possível atrair mais audiência e, consequentemente, gerar mais engajamento e identificação com o seu negócio por meio da escrita persuasiva e assertiva, a qual visa atuar como uma espécie de “sedução” com o jogo de palavras. Sendo assim, ao redigir um texto para as redes sociais, por exemplo, você deve tentar prender o leitor e falar sobre as dores dele para trazê-lo para mais perto da sua empresa, convencendo-o de que ela tem o necessário para suprir suas necessidades. Sendo assim, esse método é um passo importante em todo o processo de realização do Content Marketing.
Qual a importância da Identidade Visual?
Identidade Visual é o nome da estratégia adotada para dar personalidade à sua empresa, produto ou serviço através das ferramentas de design gráfico. Assim, você mantém uma unidade estética para representar o serviço oferecido, de modo que as cores e elementos escolhidos para construir a imagem da sua marca combinem e estabeleçam um padrão que ajuda a deixá-la fixada na memória de quem vê. Se as cores da logo do seu empreendimento são azul escuro e rosa, por exemplo, todo o material que for produzido para as plataformas digitais e afins devem seguir essa identidade para que seja possível reconhecê-la apenas pela colorimetria e estilo de arte adotado.
Para isso, existem algumas opções de implementação dessas técnicas, podendo variar de plataforma e formato dependendo do alvo. Você pode criar um blog, vídeos, podcasts, ebooks…A variedade é ampla, mas a consciência de que o material produzido deve manter um direcionamento e uma combinação estética específicos deve permanecer. A predominância da síntese desse conteúdo em redes que podem ajudar a alavancar a sua popularidade é imprescindível para obter um bom desempenho da sua empresa no mercado, principalmente em redes que possibilitam isso de maneira focalizada e profissional.
Atualmente, o principal aplicativo voltado para o mundo dos negócios é o chamado LinkedIn, site desenvolvido especificamente para a inserção e promoção de pessoas e empresas no mercado de trabalho, contribuindo para a criação e manutenção da reputação das corporações no meio. Nele estão as maiores redes de empreendimento e os melhores e mais competentes profissionais. Dessa forma, você pode se conectar livremente com quem quiser e manter uma constância nos posts e atividades através do planejamento feito em conjunto com uma agência de comunicação para ser notado por quem importa no mercado.
Outros tipos de mídia mais utilizados para executar tudo isso são o que chamamos de social media, ou seja, aquelas mais direcionadas ao entretenimento do que à formalidade, mas que ainda sim possuem um papel importantíssimo para posicioná-lo no universo corporativo, como o Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, Pinterest, Youtube e etc. Através delas, você pode patrocinar publicações através do tráfego pago para torná-las mais acessíveis ao público para captar engajamento e fazer com que as pessoas conheçam seu produto, sua marca ou sua empresa de forma mais descontraída, além de poder escolher qual ou quais são ideais para o que você deseja, personalizando o material de acordo com a finalidade de cada uma delas.
Por isso, é importante que você fique atento à maneira que se comunica nessas redes e também às trends do momento para que um maior número de consumidores seja trazido ao seu nicho de maneira espontânea e permanente, além de erguer o seu nome de maneira sólida para o público. Se você deseja fazer o seu negócio crescer com destreza, é necessário buscar um agenciamento de qualidade e que esteja alinhado com os principais valores e objetivos da sua empresa. A Agência Cris Moraes está há mais de 8 anos no mercado entregando os melhores resultados para seus clientes e trabalhando com profissionalismo, competência e distinção, garantindo relevância nos principais veículos de comunicação e alto desempenho nas outras plataformas de conteúdo. Não fique em dúvida, vem com a gente e lance a sua marca no mercado!
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