Em parceria com a Bem Querer Mulher, instituição atua para acolher as sobreviventes, oferecendo um centro de apoio jurídico e psicológico, além de cursos de empregabilidade
Novembro é o mês dedicado à luta contra a violência contra as mulheres. Anualmente é realizada a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha anual e internacional que tem como objetivo trazer conscientização e combater o problema. No Brasil, a mobilização acontece entre 25 de novembro e 10 de dezembro, hoje coordenada pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. No Brasil, apenas em 2022, 18,6 milhões de mulheres brasileiras sofreram alguma forma de violência doméstica, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso significa que uma mulher é vítima a cada 4 horas.
Diante deste cenário gravíssimo, a The Caring Family Foundation (TCFF), organização internacional filantrópica sediada no Reino Unido e criada em 2019 pelo casal Richard e a brasileira Patrícia Caring, apoia e realiza uma diversidade de iniciativas no Brasil com o objetivo de combater a violência contra mulheres e crianças.
A realização deste trabalho é feita por meio da parceria com o Projeto Bem Querer Mulher, em São Paulo, que possui um centro e uma equipe dedicada a oferecer apoio jurídico e psicológico e cursos de empregabilidade para mulheres e seus filhos, sobreviventes de abuso doméstico. A TCFF é a principal financiadora do projeto, que impacta de maneira positiva uma quantidade crescente de mulheres. Apenas em 2023, 3.288 mulheres foram atendidas pela instituição, 2.722 receberam atendimento do projeto em Delegacias de Defesa da Mulher na capital paulista, 275 crianças receberam apoio e 9.563 serviços foram prestados, incluindo auxílio social, jurídico e psicológico.
“Estamos dedicados a combater a violência doméstica, no Reino Unido e no Brasil, cuidando de mulheres e crianças envolvidas. Nossa visão é de um mundo onde mulheres e meninas possam prosperar através de nossos programas de transformação”, afirma Patrícia Caring.
João Santos, presidente do Bem Querer Mulher, conta que uma das iniciativas mais transformadoras é a presença de uma assistente social ligada ao projeto nas DDMs. Esse auxílio prestado faz com que as sobreviventes deem continuidade ao processo, o que antes muitas vezes não acontecia. “Devido ao medo, vergonha e uma série de outras questões, as mulheres faziam a queixa uma vez e não retornavam mais à delegacia. A presença da assistente social vem mudando este quadro. Por isso, muitas delegacias desejam que estas profissionais estejam nas DDMs”, explica João Santos.
Em 2022 e 2023 o Bem Querer Mulher realizou cursos com foco no desenvolvimento da autoestima das mulheres e em equipá-las com as habilidades práticas necessárias para entrar com sucesso no mercado de trabalho e obterem independência por meio do emprego, quebrando o ciclo de abuso financeiro. Ao todo, 88 mulheres se formaram nos cursos nestes dois anos, sendo que mais de 95% delas encontraram emprego nos mercados formal ou informal logo após a formatura. A próxima formatura irá ocorrer em 9 de dezembro.
Para marcar o período da campanha dos 16 Dias de Ativismo, a The Caring Family Foundation irá fazer uma série de postagens em suas redes sociais com uma série de depoimentos de mulheres atendidas pelo Bem Querer Mulher, lidos por mulheres com poder de influência, entre empresárias e celebridades, como Luiza Helena Trajano e Letícia Colin.
Além de atuar no combate à violência doméstica, a The Caring Family Foundation atua em outras frentes. A instituição apoia iniciativas de combate ao desmatamento e proteção aos povos indígenas e locais na Amazônia, inclusive com a realização de um mês especial para arrecadação de fundos e conscientização sobre o tema em parceria com o clube Annabel’s de Londres. Uma série de eventos acontece anualmente em setembro na capital londrina.
A TCFF atua ainda com o combate à fome, com a distribuição de mais de 1.700 refeições gratuitas e nutritivas todos os dias para crianças e famílias necessitadas. Uma das campanhas realizadas é a Amor que Nutre no Brasil, tornando a TCFF um dos maiores doadores de refeições diárias no país. Em 2022, foram distribuídas 350 mil refeições. Para realizar este trabalho, a The Caring Family Foundation realiza parcerias com instituições locais na cidade de São Paulo. Este ano, foram firmadas parcerias com o Instituto Capim Santo, Agência Solano Trindade, Instituto Lia Esperança e Instituto Cuca. A meta é encerrar 2023 com mais de 265 mil marmitas distribuídas.
O impacto do trabalho da The Caring Family Foundation é enorme. Em 2022, foram realizados mais de 7,7 mil serviços a mulheres e crianças. Desde o início da fundação, foram mais de 18,6 mil. A meta para 2023 era apoiar 2.640, mas esta marca foi superada. Mais de 3,2 mil foram atendidas, chegando a 125% da meta.
“Apoio as causas das crianças desde que posso me lembrar – a inocência de uma criança é algo que devemos proteger e valorizar. Tive a sorte de ter meus próprios filhos e sinto o dever de apoiar o maior número possível de crianças, em qualquer carência que elas tenham. Nossa fundação procura ajudar famílias e comunidades em crise e proporcionar oportunidades para um futuro mais brilhante e estável”, afirma Richard Caring, fundador da The Caring Family Foundation.
A TCFF acredita que a alimentação, a segurança e a proteção do meio ambiente são causas universais e não de grupos localizados apenas. É preciso defender e acolher mulheres e crianças para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e evoluída.
0
Leave a Comment